A leitura é umas das melhores formas de se adquirir conhecimento e, para cada
área profissional, existem aqueles títulos simplesmente imprescindíveis. No
processo de aprendizado de engenheiros, advogados, médicos, jornalistas, enfim,
de qualquer profissional, alguns títulos vão ser úteis para expandir a mente.
Mas, no processo de formação de um administrador de empresas, quais são os
livros indispensáveis? Quais são os títulos que não se pode deixar de ler,
principalmente durante a graduação? A equipe InfoMoney, contando com a ajuda de
coachs e professores focados no mundos dos negócios, elaborou uma lista com 7
obras importantes para esses profissionais:
1- Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen Covey / Ed. Best
Seller) - Esta primeira sugestão é do consultor empresarial da Caput
Consultoria, Flávio Moura. O consultor explica que o principal aprendizado
proporcionado pelo livro é que,“para que existam mudanças, é necessário
modificar sua forma de interpretar o mundo”.
Moura ainda mostra que o autor trata dos hábitos profissionais. “Ele fala de
autodomínio, crescimento da personalidade, trabalho em equipe, cooperação,
comunicação e renovação contínua”.
2- O Verdadeiro Poder (Vicente Falconi / Ed. INDG) - Outra sugestão de
Flávio Moura. “Nesse livro, Vicente Falconi relata suas experiências e diz que
três fatores são fundamentais para a obtenção de resultados: liderança,
conhecimento técnico e método”, explica.
De acordo com o consultor, Falconi apresenta uma visão diferente da que
muitos gestores estão acostumados a ter, ou seja, muito mais racional, agindo
menos como o “dono da razão”. É um texto que estimula a reflexão sobre formas de
buscar alternativas para evitar a derrota e alcançar o sucesso corporativo.
3- A Estratégia do Oceano Azul (Chan Kim / Ed. Campus) - “Auxilia a
pessoa a expandir suas técnicas e sua mente”, analisa o diretor executivo da
Sociedade Latino-Americana de Coaching, Mike Martins. Resumidamente, esse livro
relata casos de empresas que estavam nadando no “oceano vermelho”, ou seja, em
um ambiente altamente competitivo e concorrido, focando apenas no concorrente,
em vez de focar em si.
O livro mostra como é mais importante para as empresas focarem nelas mesmas
do que se concentrar apenas nos movimentos da concorrência. Investir em inovação
é a resposta para nadar no “oceano azul”, ou seja, naquele que pode proporcionar
muito mais lucros.
4- A Arte da Guerra (Sun Tzu) - Mike Martins também recomenda este
livro, considerado há muito tempo indispensável para quem atua no mundo dos
negócios. Mas Martins alerta que “apenas uma primeira leitura não basta”. O
livro trata de estratégias baseadas na análise SWOT - Strengths, Weaknesses,
Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças).
O autor mostra que o profissional ou mesmo a empresa deve, antes de tudo,
conhecer a si, pois só assim conseguirá utilizar seus talentos para atingir suas
metas. É essencial que o livro seja lido e relido, sobretudo, para que seja
possível contextualizá-lo no dia a dia.
5- Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios (José Dornelas / Ed.
Elsevier Campus) - Este título é indicação do coordenador de graduação da
Trevisan Escola de Negócios, professor Dalton Viesti.
“Um livro que fala dos principais conceitos de empreendedorismo e chama a
atenção para todas as ligações importantes com o mundo da gestão”, explica
Viesti.
6- Marketing na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias (Martha
Gabriel / Ed. Navatec) - Segunda sugestão de Dalton Viesti, ressaltando que
é “o primeiro livro sobre o assunto com conceitos mercadológicos numa boa
mistura de teoria com prática”.
7 - Gestão Estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos
(Eliezer Arantes da Costa / Ed. Saraiva) - “Dentre os autores brasileiros
que tratam de administração estratégica, este livro proporciona a quem quer
saber mais sobre estratégia uma dinâmica textual agradável, com revisão de
conteúdos importantes, mas acima de tudo proporciona adequação aos processos
estratégicos à realidade nacional”, explica o coordenador dos cursos de
administração da Veris Faculdades, Francis Regis Irineu.
Irineu ainda pontua que é uma obra fundamental para o administrador moderno,
pois trata desde a motivação estratégica das organizações até o aprofundamento
das aplicações e práticas de gestão estratégicas, passando pelas estratégias
baseadas na teoria dos jogos.