Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Veja quais são os 7 livros essenciais para os administradores 

Data: 26/01/2012

 
 
A leitura é umas das melhores formas de se adquirir conhecimento e, para cada área profissional, existem aqueles títulos simplesmente imprescindíveis. No processo de aprendizado de engenheiros, advogados, médicos, jornalistas, enfim, de qualquer profissional, alguns títulos vão ser úteis para expandir a mente.

Mas, no processo de formação de um administrador de empresas, quais são os livros indispensáveis? Quais são os títulos que não se pode deixar de ler, principalmente durante a graduação? A equipe InfoMoney, contando com a ajuda de coachs e professores focados no mundos dos negócios, elaborou uma lista com 7 obras importantes para esses profissionais:

1- Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen Covey / Ed. Best Seller) - Esta primeira sugestão é do consultor empresarial da Caput Consultoria, Flávio Moura. O consultor explica que o principal aprendizado proporcionado pelo livro é que,“para que existam mudanças, é necessário modificar sua forma de interpretar o mundo”.

Moura ainda mostra que o autor trata dos hábitos profissionais. “Ele fala de autodomínio, crescimento da personalidade, trabalho em equipe, cooperação, comunicação e renovação contínua”.

2- O Verdadeiro Poder (Vicente Falconi / Ed. INDG) - Outra sugestão de Flávio Moura. “Nesse livro, Vicente Falconi relata suas experiências e diz que três fatores são fundamentais para a obtenção de resultados: liderança, conhecimento técnico e método”, explica.

De acordo com o consultor, Falconi apresenta uma visão diferente da que muitos gestores estão acostumados a ter, ou seja, muito mais racional, agindo menos como o “dono da razão”. É um texto que estimula a reflexão sobre formas de buscar alternativas para evitar a derrota e alcançar o sucesso corporativo.

3- A Estratégia do Oceano Azul (Chan Kim / Ed. Campus) - “Auxilia a pessoa a expandir suas técnicas e sua mente”, analisa o diretor executivo da Sociedade Latino-Americana de Coaching, Mike Martins. Resumidamente, esse livro relata casos de empresas que estavam nadando no “oceano vermelho”, ou seja, em um ambiente altamente competitivo e concorrido, focando apenas no concorrente, em vez de focar em si.

O livro mostra como é mais importante para as empresas focarem nelas mesmas do que se concentrar apenas nos movimentos da concorrência. Investir em inovação é a resposta para nadar no “oceano azul”, ou seja, naquele que pode proporcionar muito mais lucros.

4- A Arte da Guerra (Sun Tzu) - Mike Martins também recomenda este livro, considerado há muito tempo indispensável para quem atua no mundo dos negócios. Mas Martins alerta que “apenas uma primeira leitura não basta”. O livro trata de estratégias baseadas na análise SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças).

O autor mostra que o profissional ou mesmo a empresa deve, antes de tudo, conhecer a si, pois só assim conseguirá utilizar seus talentos para atingir suas metas. É essencial que o livro seja lido e relido, sobretudo, para que seja possível contextualizá-lo no dia a dia.

5- Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios (José Dornelas / Ed. Elsevier Campus) - Este título é indicação do coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios, professor Dalton Viesti.

“Um livro que fala dos principais conceitos de empreendedorismo e chama a atenção para todas as ligações importantes com o mundo da gestão”, explica Viesti.

6- Marketing na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias (Martha Gabriel / Ed. Navatec) - Segunda sugestão de Dalton Viesti, ressaltando que é “o primeiro livro sobre o assunto com conceitos mercadológicos numa boa mistura de teoria com prática”.

7 - Gestão Estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos (Eliezer Arantes da Costa / Ed. Saraiva) - “Dentre os autores brasileiros que tratam de administração estratégica, este livro proporciona a quem quer saber mais sobre estratégia uma dinâmica textual agradável, com revisão de conteúdos importantes, mas acima de tudo proporciona adequação aos processos estratégicos à realidade nacional”, explica o coordenador dos cursos de administração da Veris Faculdades, Francis Regis Irineu.

Irineu ainda pontua que é uma obra fundamental para o administrador moderno, pois trata desde a motivação estratégica das organizações até o aprofundamento das aplicações e práticas de gestão estratégicas, passando pelas estratégias baseadas na teoria dos jogos.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Viviam Klanfer Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :