- Formas de geração de trabalho e renda encontram no associativismo um amplo
campo de atividades.
- Atualmente para a organização de uma associação é necessário um grupo de
pessoas que tenham interesses comuns. De acordo com o Código Civil, ao contrário
das cooperativas, onde exige um número mínimo de 20 pessoas físicas, nas
associações não se exige um número mínimo, mas aconselha-se que haja um número
suficiente para o estabelecimento de uma diretoria.
- Os interessados na organização de uma Associação devem inicialmente
discutir quais os objetivos que deverão ser atingidos, analisarem
criteriosamente o mercado fornecedor e consumidor.
- Passo seguinte é a elaboração dos Estatutos Sociais, que nortearão as ações
da associação e o apoio aos seus associados.
- Uma vez elaborados os Estatutos, deverá ser convocada uma Assembléia Geral
de Constituição na qual serão aprovados os estatutos e, eleita a primeira
diretoria. Deverá ser elaborada ata dessa reunião, que será assinada pelos
membros participantes, sendo ata e estatuto vistados por um advogado devidamente
registrado na OAB.
- Essa documentação deverá ser encaminhada ao Cartório de Títulos de
Documentos da localidade onde foi constituída a associação, além dos exigidos
pelo referido Cartório, para o registro definitivo da Associação.
- Após esse registro, a Associação estará em condições de entrar em
funcionamento, isto é, de atender as necessidades de seus associados e buscar as
melhores condições de mercado para oferta de serviços e produtos.
- Ressalta-se que a participação efetiva dos associados é o grande
diferencial para o êxito da Associação.
- Não somente as pessoas físicas podem participar de uma Associação.
Atualmente contamos com Associações constituídas por pessoas físicas e
jurídicas, assim, aquelas somente formadas por pessoas jurídicas, também
chamadas de Núcleos Setoriais, Centrais de Compras ou Negócios, além das
tradicionais, de filantropia, assistenciais, profissionais, empresariais,
esportivas, sociais, etc.
- Como fatores de sucesso, além da participação efetiva dos associados
destacam-se: a Liderança, o Comprometimento, a Busca do Consenso, a Visão do
Futuro, e entre outros, o Espírito Empreendedor.
- Como fatores de insucesso: o Individualismo, a Desconfiança, a Falta de
Planejamento, a Falta de Comunicação e também, entre outros, a Falta de
Vibração.
- Finalmente pode-se resumir: Associação é uma sociedade de pessoas; O
objetivo principal é realizar atividades assistenciais, culturais, políticas,
religiosas, esportivas, de promoção ao trabalho e geração de rendas, etc. Possui
controle democrático, cada pessoa tem direito a um só voto, nas Assembléias o
quorum é baseado no número de associados: não há capital nem quotas-partes
realizadas pelos associados e, não gera excedentes financeiros aos associados.