O marketing direto ou marketing de base de dados está crescendo exponencialmente
com a ênfase nos esforços focados. O crescimento do uso da internet e do e-mail,
juntamente com a tendência de aumento geral em todas as assinaturas de mídia,
estão tornando estas mídias cada vez mais fáceis e lucrativas para comercializar
o seu produto no mercado em comparação com a época da mala direta maciça.
Com um banco de dados (tanto um comprado quanto um dos próprios clientes) de
nomes e informações demográficas bem específicas, você pode selecionar
determinados subgrupos de maneira bem fácil e enviar muitas mensagens sobre o
seu produto ou serviço. Ao concentrar o seu foco nos esforços de marketing, você
também melhora suas taxas de resposta simplesmente porque pode se aproximar do
perfil exato dos seus melhores clientes.
Você também precisa pensar sobre os propósitos de seus esforços de marketing
direto. Veja alguns exemplos de usos de marketing direto:
- Geração de questionários.
- Abertura de portas.
- Criação de tráfego (para a sua loja, site, stand de feira, etc).
- Conscientização (para introdução de novos produtos, etc).
- Geração de fundos.
- Venda de produtos (pedido por correspondência).
Certifique-se de determinar o propósito de sua mala direta antes de
selecionar uma ferramenta específica porque algumas ferramentas são claramente
melhores para certas finalidades.
As opções de seu marketing direto são:
- Mala direta dos correios.
- Programas de mala direta automático.
- Envio de pacotes que incluem uma carta, brochura e cartão de resposta.
- Cartões postais (usados como lembretes baratos).
- Brindes enviados e outros tipos de lembrancinhas.
- Campanhas permitidas via e-mail (também conhecidas como permissões de
marketing). Certifique-se de que seus clientes estejam solicitando
seus e-mails, caso contrário é spam.
- Campanhas de fax - Lembre-se de que você pode enviar fax apenas para os
clientes existentes. Enviar fax para não clientes na verdade é ilegal.
- Telemarketing.
Veja algumas dicas para melhorar seus esforços de marketing direto:
- Teste suas listagens. Experimente fazer um teste de 500 ou menos para
determinar a qualidade da lista antes de enviar uma grande quantidade de
mala direta.
- Teste seu programa de mala direta. Divida sua mala direta em grupos e
envie um perfil diferente para cada um deles rastreando os resultados. Você
pode ficar surpreso como alguns perfis são melhores que outros, inclusive as
combinações de cores. Isto é particularmente valioso se sua programação de
marketing incluir muitos projetos de mala direta.
- Complete seu extenso e caro catálogo de endereços com os mais freqüentes
e baratos envios de cartões postais. Isto reforçará sua mensagem para que
você consiga mais retorno do catálogo e um melhor ROI (retorno sobre o
investimento).
- Inclua um cartão de resposta notável e fácil de entender.
- Dê um prazo de ação para que o destinatário seja encorajado a responder
rapidamente, em vez de esperar e pensar sobre o assunto.
- Inclua um incentivo para a ação. Isto pode ser um desconto para os
madrugadores, uma cópia grátis de alguma publicação ou amostra grátis de
alguma coisa.
Analise o relacionamento das suas estratégias de marketing direto com o seu
mix geral de marketing. Por exemplo, você pode estar planejando uma ação de RP
que será seguida de um anúncio em uma proeminente publicação, seguida por uma
mala direta que solicita alguma ação, como uma permissão para um representante
de vendas ligar ou até mesmo a opção de compra do produto.