Introdução
Você acaba de ser encarregado de planejar as atividades de uma feira ou
rodada de negócios de sua empresa e não tem nem idéia de por onde começar.
Talvez você já tenha ido a exposições, portanto, sabe do que se trata. Mas,
planejar e gerenciar o processo é algo totalmente diferente. As feiras e
rodadas são uma das melhores maneiras de ficar frente a frente com seus
possíveis clientes. Mas como decidir qual exposição é a melhor? Como fazer o
orçamento? Como escolher o tipo de expositor que você precisa e como ter
certeza de ter mais retorno do que investimento na exposição?
Foto cedida por Newstream
Foto do andar térreo de uma feira de
negócios
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Neste artigo, veremos por que as feiras são tão eficientes, como escolher
as melhores e como gerenciar o processo desde o começo até o fim. Vamos
também apresentar dicas, checklists e alguns sites da Internet que
facilitarão muito seu trabalho. Vamos começar dizendo por que é bom
freqüentar as exposições profissionais.
Por que participar?
Participar de uma exposição profissional possibilita à sua empresa uma das
melhores maneiras de estar cara a cara com muitos de seus clientes e
interessados, num curto período de tempo. As feiras não apenas lhe dão a
oportunidade de mostrar seu produto e descrever seu serviço, como também criam o
ambiente para aquela tão importante primeira impressão. De acordo com estudos da
Simmons Market Research Bureau (site em inglês), 91% dos entrevistados disseram
que feiras são "extremamente úteis" como fonte de informações de compra de
produtos. Esse número é muito mais alto do que outros de qualquer fonte,
inclusive os de visitas in loco de representantes de vendas. Além
disso, quase metade dos entrevistados comprou produtos ou serviços nas feiras.
Checklists
Esse checklist está, no formato Microsoft Word, colocadas
como formulários protegidos, sem necessidade de senha. Para alterar seu
conteúdo, vá para o menu Ferramentas, selecione Documento desprotegido.
Para usar o arquivo como formulário online depois de feitas as mudanças,
volte ao menu Ferramentas e selecione Proteger documento.
- Checklist de
feiras de negócios
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Em uma exposição nacional comum, com 10 mil visitantes e mil expositores, você
pode calcular, na realidade, 200 visitantes por dia. Certamente você não vai
conseguir abordar tantos detalhes em suas apresentações como desejaria, mas
abrirá uma porta para futuros contatos. Algumas vezes, é muito difícil conseguir
uma abertura assim através de visitas a clientes.
Desta maneira, para muitas empresas as feiras profissionais representam um
esforço que vale a pena. Antes de você decidir não comparecer a uma exposição
que sua empresa tem freqüentado há tempos, pense no que vai dizer aos seus
clientes costumeiros que esperam vê-lo lá. Isso é especialmente prejudicial para
sua empresa se vocês têm passado por recentes mudanças de equipe ou
gerenciamento, fusões ou aquisições. Seus clientes podem ter ouvido comentários
a respeito. Já seus competidores irão encarar sua ausência como uma vantagem
para eles. Isso não significa que você nunca vai poder parar de freqüentar
feiras. Apenas reflita sobre quem vai encontrar lá e o que a ausência de sua
empresa os levará a pensar. Se necessário, mande um cartão postal para seus
principais clientes, que você sabe que estarão lá, explicando por que decidiu
participar da exposição B e não da A.
Antes de começar a procurar pelas feiras, você precisa estabelecer
seus objetivos. Para ajudá-lo com isso, temos aqui quatro perguntas que
precisa fazer a si mesmo.
- Por que estou expondo?
Você está tentando ampliar seus relacionamentos com clientes atuais? Está
apresentando um novo produto? Colocando sua empresa no mercado? Gerando
contatos adequados para novas vendas? Reagindo à demanda de um competidor?
- Qual é sua clientela alvo?
- Qual é a mensagem que quer transmitir?
- O que quer lucrar com a exposição?
Você quer trazer fichas de contatos para casa, vender seu produto/serviço ou
criar/aperfeiçoar/construir a imagem de sua empresa?
Se você quer que suas atividades em uma exposição profissional tenham
sucesso, precisa estabelecer alvos específicos e mensuráveis.
Escolhendo os melhores eventos
Quando você pensa em viajar para visitar uma feira ou rodada de negócios, a
primeira coisa que lhe vem a cabeça provavelmente é: "Muito bem, que
exposição está acontecendo em São Paulo?" No entanto, com milhares destas
exposições acontecendo todos os dias, você precisa escolher com cuidado
para fazer valer a pena o dinheiro gasto. A razão é que mesmo que as
exposições profissionais valham o esforço, também têm seu custo. Você e a
equipe que vai trabalhar na exposição (aqueles que vão estar no estande
falando com os visitantes sobre seus negócios e, com sorte, realizando
vendas) podem não querer ir para o Rio Grande do Sul em julho (muito frio no
inverno). Entretanto, se esse é o melhor lugar de exposição, é para onde
você deve mandá-los. Quais são as melhores oportuniodades?
O primeiro lugar por onde começar é com associações do seu ramo
de negócio. Esses eventos com certeza serão dirigidos ao seu
mercado e freqüentemente têm um custo razoável. Você também pode verificar
as publicações onde você anuncia, ou talvez onde deveria
anunciar. Naturalmente, outra fonte é a Internet, que é uma ótima opção para
obter guias de informação sobre as exposições para todo tipo de indústrias
ao redor do mundo. Nenhuma lista é inteiramente completa. Por isso,
certifique-se de obter mais do que um guia.
Mercado vertical X horizontal
Outro fator a considerar é se seu produto ou serviço deveria ser apresentado em
um evento de base horizontal, vertical ou ambas. Uma feira horizontal tem
vendedores que apresentam uma variedade grande de produtos e serviços. Os
visitantes normalmente vêm de um só segmento de mercado e estão buscando tanto
produtos e serviços bem específicos, como bem variados. A vertical tem um foco
mais estreito, para apenas um tipo de produto e mercado, e sua vantagem é que os
visitantes são de um mercado bem específico e seus objetivos para a exposição
podem ser mais bem dirigidos. A desvantagem é que seu produto ou serviço deve
combinar exatamente com o objetivo do evento ou você não conseguirá obter os
resultados que deseja.
Aqui está um exemplo dos dois tipos de mercado: feiras para fisoterapeutas ou
velejadores seriam verticais, enquanto para segurança no trabalho e serviços de
saúde seriam horizontais (porque os visitantes seriam de diversos tipos de
mercado). Há variáveis com exposições que trazem vendedores verticais e
compradores horizontais e vice-versa. Isso fica evidente quando você olha a
lista de vendedores e visitantes. Apenas tenha isso em mente quando estiver
fazendo suas escolhas.
Enxugando a lista
A menos que você tenha negócios e recursos ilimitados, quando tiver uma lista de
potenciais feiras para comparecer, precisa descobrir quais são as melhores. A
chave para isso é descobrir quais juntam mais pessoas que tomam decisões na área
de sua empresa. Você pode, por exemplo, encontrar uma feira bem grande para sua
empresa que vai atrair muitas pessoas não autorizadas a decidir nada.
Para descobrir quem serão os visitantes, peça ao organizador da exposição um
perfil deles. As listas desses eventos relacionam apenas números e títulos
gerais de seus freqüentadores. Verifique os títulos e responsabilidades de
compra, se essa informação estiver disponível.
Outro caminho para descobrir a melhor opções é contatar visitantes antigos.
Tenha uma lista de perguntas pronta para saber se ainda são responsáveis por
decisões e se valorizaram o tempo que investiram no salão de exposições. Você
também pode verificar a lista de expositores do ano anterior e perguntar para os
que não são seus concorrentes, qual foi a impressão que tiveram da exposição e
se pretendem voltar. Se possível, vá até a exposição como visitante, ande por
ela e saberá se quer estar presente no próximo ano. Você pode obter um passe
único para várias feiras, para que não precise pagar a taxa completa.
Você também pode verificar com os organizadores como estão
promovendo eventos e qual sua estratégia para trazer pessoas para o
local. Se é uma nova exposição, tem que haver uma boa promoção para conseguir o
movimento que você precisa para que valha a pena o esforço. Freqüentemente, as
agendas de conferência são definidas de forma que os lanches e as
confraternizações aconteçam no salão de exposição, para assegurar que os
visitantes passem este tempo com os vendedores. Apesar de esses momentos serem
agradáveis para atrair as pessoas para os estandes da exposição (inclusive para
o seu), as funções relacionadas com alimentação não são as melhores arenas para
conversar com futuros clientes, principalmente porque é difícil segurar um prato
de comida, bebida e o material impresso de sua empresa, tudo ao mesmo tempo.
Verifique se a agenda vai liberar um período de tempo próximo dessas ocasiões
para que os visitantes possam comer e visitar seu estande. Caso não
libere, comunique ao organizador para que planeje melhor o próximo ano. Se é uma
exposição que você organizaria de modo mais efetivo, apresente-se como
voluntário para a comissão de planejamento, se houver uma.
Uma vez que você tenha selecionado as melhores feiras e rodadas de
negócios para estar, precisa descobrir qual é a próxima. A seguir, vamos
resolver esse problema com informações sobre como montar e cuidar de seu
estande.
esign e cuidados com seu estande
Há muitos detalhes a considerar quanto ao design e aquisição de seu estande.
Isso inclui o tamanho e tipo. Você precisa de um expositor que fica no
chão ou modelo de mesa? Se é de um modelo de chão,
necessita de um estande convencional grande para comunicar corretamente a imagem
de sua empresa? Caso precise de um modelo menor de expositor que fica no chão,
vai funcionar? Há uma grande variedade de configurações para estande. Você pode
ter um grande, que requeira múltiplos espaços e vários funcionários para montar,
ou pode optar por um menor, de 3 metros, que pode ser facilmente remetido,
montado e desmontado por sua equipe de estande. Freqüentemente, essas versões
menores e modulares podem ser divididas e usadas como dois expositores de mesa.
Temos aqui algumas ilustrações de diferentes tipos de estandes disponíveis.
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Modelo de mesa
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Modelo pop-up de 30 cm
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Estilo painel de 30 cm
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Estilo modular (30 cm X 50 cm)
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Estilo ilha convencional (50 cm X 50
cm) |
Estilo convencional (1 m X 1 m)
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Foto cedida por Skyline
Displays |
Temos aqui as muitas coisas sobre o que pensar quando for decidir que tipo de
estande você precisa:
- Quais são as necessidades funcionais de seu estande?
- Você precisa sentar para conversar longamente com possíveis
compradores sobre os grandes benefícios de seus serviços ou produtos? Se
seu produto ou serviço é mais técnico ou complicado, ter essa
funcionalidade pode ser melhor para você.
- Você precisa de estante própria para expor produtos, livros, vídeos
ou estoque?
- Você precisa de um estande que seja facilmente montado, desmontado e
empacotado?
- Você precisa ser capaz de reconfigurá-lo para diferentes exposições
ou outros usos?
- Que tipo de corrente de tráfego você precisa ter em seu estande?
- Quais são suas necessidades estéticas?
- Você precisa de um expositor com movimento para ilustrar seu
produto?
- Você precisa de um fundo escuro para ilustrar detalhes de seu
produto?
- Sua imagem corporativa precisa de determinada aparência que requer
curvas, linhas finas e retas ou cores?
- Quais são suas necessidades de marketing?
- Que mensagem você precisa comunicar?
- Você já tem um nome/logotipo forte e reconhecido?
- Você é um iniciante tentando construir seu nome?
- Qual é seu orçamento para o estande?
- Os preços dos estandes variam muito, dependendo de seu tamanho e
formato.
Uma vez que essas questões foram respondidas, você deve ter uma idéia melhor
sobre o tipo de estande de que precisa. A parte mais complicada, porém, é
determinar que aparência o estande vai ter.
Elementos gráficos - quanto menos, melhor
O que fazer para que seu estande comunique quem é você, o que faz e quais são
seus produtos ou serviços, tudo isso em poucos segundos? Parece impossível, mas
não é. Pense nos outdoors colocados nas estradas. Eles têm a mesma
tarefa: precisam comunicar-lhe quem é a empresa e o que está vendendo, enquanto
você passa a mais de 90 km por hora. Alguns funcionam, outros não. Normalmente,
a chave são os recursos gráficos.
A arte gráfica pode comunicar um grande número de impressões a um simples
olhar. Pense um pouco sobre o painel publicitário do restaurante Chick-fil-A
(site em inglês), onde aparecem vacas pintadas e a frase: "Coma mais frango".
Pense em seu estande da mesma forma. Os visitantes da exposição estão passeando
pelos corredores e olhando para centenas de estandes. Se você não vai
empurrá-los para dentro do seu com uma promoção pré-exposição, vai ter que
rapidamente fazer com que reparem em você e queiram entrar em seu estande.
Para fazer com que os elementos gráficos de seu estande tenham impacto e
trabalhem para você ao invés de contra você, lembre-se de:
- focalizar nos benefícios de seus produtos ou serviços;
- usar pouco texto, você quer que seu estande fique como um painel
publicitário e não um panfleto;
- ter certeza de que há um único ponto focal: descubra a essência de seus
negócios e faça tudo girar em torno dessa idéia central;
- ter certeza de que seu nome e sua declaração de posicionamento estão bem
destacados no design, lembre-se de que se sua empresa é nova, você tem que
criar sua imagem. Se sua companhia já existe há mais tempo, você precisa
manter seu nome e continuar a construir sobre aquela impressão.
A tendência dos elementos gráficos dos estandes hoje em dia é ter grandes
figuras visuais ao fundo, com declarações-chave bem resumidas, para comunicar
uma mensagem ou tema. Por exemplo, se uma empresa fabrica tesouras ou
motosserras, poderia usar uma foto bem grande de seu produto como fundo do
estande. A mensagem fica imediatamente óbvia, ao contrário de espalhar pequenas
fotos dos produtos com textos descritivos que só podem ser lidos a uma distância
de 60 cm.
Se sua empresa é prestadora de serviços, você vai ter mais dificuldade em
escolher uma só imagem. Pense muito bem nisso. Você pode colocar uma imagem ou
simples montagem que possa comunicar a essência de
seus negócios.
Colocando em prática
Agora você já tem uma idéia sobre o tipo de estande que quer e qual a aparência
que deseja que tenha. Como colocar em prática?
Primeiramente, verifique com os vendedores de estandes em sua região. É
importante ter acesso local aos vendedores para facilmente ir a showrooms
ver produtos, pegar idéias, além de poder facilmente conseguir suporte
técnico, itens extras e suprimentos. Muitos representantes de vendas também
virão a seu escritório com expositores para que você veja em primeira mão,
em seu ambiente. Muitas vezes, representantes de vendas de estandes também
têm boas idéias para você usar no design do seu. Eles sabem o que funciona e
o que torna um estande eficiente. Use a experiência e os conselhos deles.
Normalmente, é de graça. Confira as referências dos vendedores com quem
conversar. Fale com seus clientes e veja se estão contentes tanto com os
vendedores quanto com os estandes. Também pode ir ao local da feira e
perguntar a alguns dos expositores a respeito de seus estandes e com quem
trabalham. Você está a ponto de fazer um grande investimento em potencial e
um pouco de pesquisa sobre o produto será de grande valor.
Além disso, muitos vendedores podem guardar seu estande para você em seu
depósito ou showroom enquanto não estiver em uso, sem nenhuma taxa adicional.
Alguns ainda cuidarão para mantê-lo limpo e em bom estado, remetendo-o para você
quando necessário. Confira se cobram pelo serviço, porque alguns fazem de graça.
Do contrário, essas taxas aumentam muito os gastos.
Normalmente, o vendedor de estandes sabe criar elementos gráficos para os
itens que você apresentar ou oferecem serviços de criação de imagens. A
diferença chave aqui são os custos. Se você tem uma equipe interna de arte
gráfica, economizará dinheiro, mas verifique se há boa comunicação com a equipe
de venda para ter certeza de que as formas e tamanhos apropriados estão sendo
fornecidos.
Outros pontos para se ter em mente
Parece que sempre existem pequenas coisas nas quais você não pensa e que
influenciam muito seu amor ou ódio por determinado produto que você adquiriu. Os
estandes de feiras não são exceção. Em primeiro lugar, se você mesmo pretende
remeter o estande, conheça o tamanho e limitações da transportadora, bem como
dos locais da exposição para onde vai. Houve uma companhia que adquiriu um
estande grande convencional de seis metros que podia ser dividido em duas partes
menores, de três metros cada uma, mas não levaram em consideração o peso e
tamanho de cada parte. A empresa enviou uma parte de três metros para uma
regional de exposição menor, que não tinha equipamento em suas instalações para
transportar uma caixa de mais de 300 quilos para seu salão de exposições. Os
representantes de vendas da empresa tiveram que rapidamente ser criativos para
explicar por que estavam em pé em um espaço para estande vazio.
Em segundo lugar, saiba quais ferramentas você precisa para
montar o estande, bem como a força física necessária. Isso nos leva ao papel
desempenhado por você e por sua equipe de estande, bem como os requisitos do
centro de convenções. Sempre verifique se as instalações do centro têm pessoal
especializado.
Em terceiro lugar, se você tem um expositor portátil, verifique se as caixas
em que seu estande está sendo despachado são duráveis e substituíveis. As
transportadoras nunca dão o mesmo cuidado carinhoso que você dá aos seus fretes
e não se importam se as caixas estão parecendo muito usadas. Uma vez que isso
aconteça, você vai ter a possibilidade de ver seu estande prejudicado, o que
pode ser um desastre se estiver indo para uma exposição importante.
Agora, você já tem seu estande e é hora de começar a se colocar frente a
frente com seus clientes. Como lidar com esse processo? Vamos dar uma olhada nos
elementos básicos da papelada, agenda e todo o trabalho que faz parte das
exposições profissionais.
Gerenciando a agenda e materiais da exposição
Normalmente, a parte mais entediante de qualquer trabalho é a papelada. Então,
se você está envolvido com o gerenciamento de um feira para sua empresa,
prepare-se. Há formulários de todo tipo a serem preenchidos, muito além do que
você imagina.
Então, por onde começar? Em primeiro lugar, entre em contato com o
organizador das exposições onde planejou ir e peça o formulário de inscrição
para expositor. Você deve fazer isso assim que souber que vai à feira, porque
muitos organizadores pedem que a papelada retorne e que os depósitos
sejam feitos com alguns meses de antecedência. Além disso, alguns escolhem a
localização de seu estande pelo fato de ser sua primeira vez ou se você já é um
freqüentador antigo. Outros organizadores obedecem a uma escala de ordem de
chegada. Porém, se alguma empresa é mais antiga, tem prioridade e você vai
receber o espaço imediatamente ao lado.
O formulário de inscrição do expositor
Preencha os formulários da forma mais completa e cuidadosa possível.
Normalmente, é no formulário de inscrição que você vai ter a oportunidade de
escolher a importante localização do estande. Caso isso não ocorra, estará no
pacote para o expositor, que veremos a seguir. Normalmente, você escolhe pelo
menos três locais em ordem de preferência e lista todos os competidores que não
quer ter por perto. Quando escolher o local, pense sobre a corrente de tráfego
no salão de exposições. Escolha áreas da frente, perto da área de alimentação,
perto dos banheiros, áreas de lazer, etc. Toda área onde há mais circulação de
pessoas. Tente também uma esquina porque lhe dá dupla visibilidade. Normalmente
é mais cara, mas vale a pena. Você também terá mais tráfego em seu estande.
A essa altura, você precisa saber de quanto espaço precisa em seu estande. Se
for uma feira grande e você estiver esperando bastante tráfego, então
provavelmente vai querer o maior espaço que possa pagar. Felizmente, há uma
fórmula que ajuda a determinar o espaço necessário, bem como o número de pessoas
da equipe a ser enviada. É o seguinte:
Estudos realizados pela CEIR (Center for Exhibition Industry
Research) demonstraram que, em média, 16% a 20% dos visitantes de exposições
têm interesse especial por seus produtos/serviços. Portanto, multiplique o
número de visitantes por 16 para chegar ao número de seus "visitantes
altamente interessados". Pegue esse número e multiplique por 53, para feiras
verticais ou por 37, para feiras horizontais. Você vai obter sua "audiência
em potencial". Divida esse número pelo total de horas de exposição e você
chega ao número de "visitas por hora". Divida as visitas por hora pelo
número de apresentações que sua equipe de estande é capaz de fazer por hora
e você chega ao número de pessoas necessárias em sua equipe. Multiplique o
número da equipe por 4,6 m2 e você terá a quantia de espaço livre
necessário. Some o espaço utilizado por seu expositor e produtos e terá o
número do espaço total necessário.
[Fonte: Skyline Displays]
Ou então, você pode assumir que desde que tem somente um estande de três
metros, precisa de um espaço de três metros X seis metros. Sua equipe precisa
ter duas ou quatro pessoas. Mas a fórmula está aí, se você precisar.
O grande livro
Logo depois de sua inscrição ser enviada e processada, você vai receber seu
pacote/pasta/folder de informações e talvez até se sinta meio sobrecarregado
pelo volume de informações que vai ter que enfrentar. Estarão incluídos
formulários para tudo que diz respeito ao estande, desde aluguel a limpeza e
decoração de propaganda a oportunidades de promoção. Pegue um de cada vez e
assinale todos os prazos finais. Algumas exposições vão lhe
fornecer um checklist e agenda de prazos finais. Senão, aqui vai um conselho:
faça o seu. Além disso, verifique se realmente precisa de todos os serviços
oferecidos por eles. Provavelmente, você só vai precisar de uma limpeza
em seu estande depois da montagem no primeiro dia. Você pode querer comprar e
remeter algumas outras coisas que alugar, tais como latas de lixo e fios de
extensão. Esses itens podem facilmente ser empacotados com outros itens do
estande e assim, você economiza tempo e dinheiro.
O que acontece se você perder um prazo?
É impressionante como os prazos finais podem nos assustar. Perder um
prazo final não é sempre uma catástrofe. Você vai ter que pagar mais caro por um
serviço pedido mais tarde e, ainda mais, se decidir que precisa dele uma vez que
estiver na exposição. Muitas vezes, há descontos oferecidos para inscrições
antecipadas e para uma série de itens usados na exposição. Então, assinale todos
os prazos para que você não perca os descontos. Verifique os requerimentos com
antecedência para estar preparado.
Equipe do estande
Parte da papelada que você vai preencher no "grande livro" refere-se ao
número e nome dos membros da equipe enviada para a feira. Como você já trabalhou
com o esquema fornecido acima, agora já sabe quantos precisa mandar. O problema
agora é decidir quem. Essa é uma das partes mais complicadas do gerenciamento
das atividades de uma feira. Dependendo do local onde ela será realizada, você
vai ter pessoas implorando para serem mandadas ou não.
Então, como escolher quais representantes de venda devem ser mandados? A
primeira coisa a se pensar é quem dentre eles lida melhor com o público e quem
tem mais conhecimento sobre a empresa. Se essas duas qualidades coincidem na
mesma pessoa, problema resolvido. Se não e se sua equipe de vendas é dividida em
especialistas em produtos, pode ser de bom senso mandar alguém que tenha mais
conhecimento geral sobre a empresa (a menos que se trate de uma exposição
especializada). Colocar pessoal técnico em seu estande nem sempre é a solução,
porque os técnicos freqüentemente não têm habilidades de relacionamento com
pessoas. Se os seus têm, você tem sorte.
Empacotando e remetendo
Você já mandou todos os formulários, tudo está pronto e pago, então agora
só é preciso empacotar tudo e enviar. Sua papelada da exposição deve ter
explicitado as instruções de como e quando seu estande deve chegar. Reveja tudo.
Se seu estande chegar muito cedo, talvez você vá ter que pagar estadia e
transporte. Se chegar atrasado, bem... você não vai querer que isso aconteça.
Verifique se você sabe quais os requerimentos de sua transportadora, bem como do
centro de convenções. Além disso, cheque se tudo está sendo enviado junto, na
mesma remessa. O seu custo de frete (o que o centro de convenções cobra para
pegar seu equipamento do depósito e levar até o espaço da exposição) será menor.
Se você puder manter todas as coisas juntas, você será cobrado apenas uma vez,
com base no peso da mercadoria transportada. Assim, lembre-se de remeter os
itens de última hora para o hotel onde sua equipe estará hospedada ao invés de
para o local de exposições.
Kit de ferramentas para a exposição
profissional
Outro item que vai ajudar sua equipe de estande é um Kit de
ferramentas para a exposição profissional. Esse kit inclui todos
aqueles itens que você nunca se lembra, mas que são sempre necessários. Por
exemplo: fita adesiva, tesouras, Band-Aid, aspirina, fios de extensão extras,
lâmpadas extras, cartões de visitas dos diversos membros da equipe, canetas,
papel, marcadores de texto, grampeador e removedor de grampos, etiquetas
preenchidas com endereço de remetente, formulários extras para informações de
contatos futuros, câmera fotográfica descartável... Há uma infinidade de coisas
que sua equipe pode precisar, mas nem sempre há espaço hábil para incluir tudo.
Escolha os itens mais importantes e verifique se esse suprimento está sempre
sendo reposto e empacotado com o estande. Sua equipe vai agradecer por isso.
Material escrito, brindes, etc.
O número de brochuras, brindes e outros itens a serem levados depende de
quantas pessoas você espera encontrar. Mais uma vez, você pode consultar a
fórmula apresentada acima. Se você espera encontrar 12 visitantes por hora,
então, estime quanta literatura precisa levar com base nesse número. Tenha em
mente que mais ou menos 90% de todo material escrito entregue nunca chega aos
escritórios dos visitantes. Dependendo da qualidade e da despesa com o material,
talvez seja melhor treinar sua equipe a oferecer a possibilidade de enviá-lo
pelo correio. Muitas vezes, os próprios visitantes não querem colocar na bagagem
o seu precioso material de marketing, carregando-o durante toda a exposição e
vão jogá-lo fora na primeira oportunidade. Às vezes, eles mesmos pedem que as
informações sejam enviadas na semana seguinte.
De exposição em exposição
Muitas feiras são agendadas em períodos curtos de uma para outra e você
pode ter alguns problemas com as datas. Normalmente, a melhor coisa é tirar
vantagem dos serviços de estocagem e ter seu estande e equipamentos enviados
diretamente de uma exposição para a próxima, para serem guardados até a data
correta. Verifique se sua equipe da primeira feira alistou tudo que precisa ser
reposto, como material escrito, doces, brindes, etc., de forma que você possa
empacotar e enviar tudo para a segunda exposição. Se não for muito volumoso,
talvez a própria equipe possa levar quando viajar, o que significa economia em
taxas de frete. As coisas também podem ser enviadas ao hotel onde vão ficar.
Treinando sua equipe de estande
Um dos passos mais importantes a serem dados, a fim de ter uma experiência bem
sucedida na feira, é treinar sua equipe de estande. Ela é responsável por 90% da
impressão positiva que os visitantes têm sobre a feira e sua empresa. Isso faz
com que as pessoas que você manda como representantes sejam extremamente
importante. Os visitantes normalmente vão para obter informações detalhadas
sobre produtos e serviços que precisam, então, esperam que sua equipe tenha
bastante conhecimento. É importante ter em mente que em uma feira, poucos
negócios são feitos no momento, mas aumentam suas possibilidades de negócios
futuros.
Realmente, não é suficiente enviar os melhores representantes de venda e
esperar pelo melhor. Relacionar-se com visitantes numa feira exige uma
aproximação diferente do que em uma venda usual. Aliás, você precisa se
relacionar rapidamente com o visitante, de forma a prendê-lo numa conversa.
Simplesmente dizer: "Oi, como vai você?", dá chance de ele responder: "Tudo bem"
e continuar andando.
O primeiro corte
Como já dissemos antes, você vai querer enviar seus representantes que
melhor lidam com o público, bem como os que conhecem melhor sua empresa. Se você
tem sorte, essas qualidades coincidem na mesma pessoa. Você também deve procurar
por entusiasmo, alto nível de energia, uma atitude positiva natural e
autoconfiança. Como uma grande parte de qualquer tipo de representação de vendas
inclui um elemento de consultoria, seus representantes precisam também ser bons
ouvintes.
Transmitindo a mensagem
Já vimos que parte de seu processo de planejamento de uma exposição é
estabelecer objetivos. Você quer receber pedidos na hora, quer se apresentar,
introduzir novos produtos, angariar novos contatos, etc? Seja lá qual for seu
objetivo para o evento, certifique-se de que sua equipe entenda exatamente qual
é. Você deve prepará-la com a mensagem que deseja transmitir, como também com
detalhes específicos de retorno dela. A equipe também deve ser preparada com
informações sobre seus competidores e as vantagens de seus produtos/serviços.
Exemplos e histórias que vão usar como ilustrações devem ser com pessoas, ao
invés de com idéias abstratas. Finalmente, tenha certeza de que vão enfatizar os
benefícios de seu produto/serviço, ao invés de rejeitarem a lista de
características do produto contidas em seu panfleto.
Treinamento básico
Bem, você escolheu os candidatos mais promissores, detalhou quais são os
objetivos da feira e explicou detalhadamente como sua empresa deve ser
apresentada. Agora, precisa fazer seus candidatos passarem por exercícios
simples de treinamento para que realmente usem as informações que você passou.
Há quatro fases na venda em feiras de negócios:
- envolvimento
- qualificação
- apresentação
- fechamento
Envolvimento
Primeiramente, como mencionado acima, o convite ao visitante não é tão simples
como você pensa. Assumindo que você não tenha uma exposição mágica, o peso de
fazer pessoas pararem em seu estande vai ficar no ombro de sua equipe. A
primeira regra nesse relacionamento é: não faça uma pergunta que permita que o
visitante simplesmente lhe dê uma resposta com uma só palavra e continue
andando. Pergunte qual produto estão procurando, se essa feira está sendo útil
como outras, se já conhecem sua empresa, etc. Seja criativo, esse passo é
importante e o alvo é fazer com que parem e conversem com você.
Qualificação
A segunda fase é a de qualificação. Certamente você não quer perder tempo com
alguém que não está realmente interessado em seu produto. Por isso, vale a pena
fazer perguntas qualificativas numa primeira tentativa. Não há nada pior do que
ver seis bons possíveis clientes indo embora enquanto você fica educadamente
ouvindo alguém que você suspeita não se interessar por seu produto. Sim, isso
pode acontecer, especialmente se você tem brindes interessantes em seu estande.
Então, para classificar seu interessado, passe um ou dois minutos fazendo
perguntas específicas como: "o que está procurando nesta feira?"; "como vai sua
empresa?". Essencialmente, pergunte o que necessita saber para identificar se
ele precisa ou não de seu produto ou serviço.
Apresentação
A terceira parte é a hora do show. É o momento de mostrar seu sapateado e deixar
as pessoas deslumbradas com os muitos benefícios que terão ao usar seu produto
ao invés dos outros. Lembre-se de limitar sua apresentação a cinco minutos ou
menos e de deixar a mensagem o mais memorável possível. Se você já fez um bom
trabalho de identificação de seus objetivos de apresentação, mensagem do produto
e vantagens junto à concorrência, então esta fase deve ser muito fácil. Costuma
ser a fase mais fácil para sua equipe, pois se são representantes de vendas,
trata-se de uma versão resumida do que eles fazem todos os dias.
Fechamento
A fase final é provavelmente a mais importante. A chave de um fechamento bem
sucedido é ter certeza de que seus interessados e você estão de comum acordo
sobre o próximo passo. Pergunte como querem que você dê o seguimento. Isso
coloca a bola no campo deles e os força a dizer: "sim, mande-me um pacote de
informações" ou "sim, telefone-me na terça-feira à noite a respeito da cotação".
Você vai querer ser específico com horários de telefonemas de retorno.
Quanto mais específico você for, mais eles se lembrarão de quem se trata quando
você ligar.
Assim, esses são os passos básicos envolvidos na apresentação das feiras de
negócios. Passe pelo processo com sua equipe de estande e ensaiem uns com os
outros. Coloque o pessoal do escritório para desempenhar o papel de visitantes
da exposição e peça para representarem diferentes personalidades para tornar o
ensaio mais divertido e desafiante para sua equipe de estande. Ter uma equipe
preparada pode fazer a diferença entre uma feira muito bem sucedida e outra nem
tanto assim.
Organizando sua equipe
Agora que todos estão treinados e prontos, você precisa organizá-los.
Primeiramente, é necessário encarregar um capitão para ser o responsável por
gerenciar os outros membros da equipe. Mesmo que você esteja indo para uma
exposição pequena e enviando apenas dois membros da equipe, ainda assim é de bom
senso fazer isso para que saibam quem é responsável por cada coisa.
Parte do trabalho do capitão será a organização do revezamento no estande e
períodos de descanso. Sempre há outras atividades durante a feira como encontros
de vendedores, lanches com clientes, seções de treinamento, etc., que os membros
da equipe têm autorização para participar. O capitão precisa rever a programação
da feira e estabelecer uma agenda apropriada para a equipe do estande com base
nas horas de apresentação e dos eventos coincidentes. Uma vez que todos tenham
chegado, o capitão também vai fazer uma reunião pré-exposição para repassar os
objetivos da feira, estratégias, apresentações especiais do estande, etc. e para
responder qualquer pergunta de última hora da equipe. Também é boa idéia marcar
um encontro toda manhã, antes da exposição começar, para conversar sobre as
experiências e problemas do dia anterior.
Você também pode precisar encarregar alguém do trabalho de gerenciar as
fichas de contatos na feira. Essa pessoa vai assegurar que cartas de
acompanhamento estão sendo escritas, pacotes com informações embalados e
preparados para envio pelo correio e que formulários de contato estão sendo
preenchidos correta e completamente, inclusive indicando um código de prioridade
predeterminado em seu próprio sistema. Você vai descobrir que o sistema de
gerenciamento dessas fichas de contato funciona muito melhor e você tem uma
porcentagem mais alta de fechamentos se você deixar uma pessoa encarregada por
isso.
Dicas adicionais
Eis algumas dicas adicionais que você e sua equipe de estande devem ter
em mente enquanto estão na exposição:
- não comam no estande;
- não conversem ao telefone no estande;
- tomem cuidado com a linguagem corporal. Não fiquem parados com os braços
cruzados. Não é uma posição convidativa;
- lembrem de usar um produto para perfumar o hálito;
- façam pausas de mais ou menos cinco minutos por hora;
- usem sapatos confortáveis;
- vistam-se de acordo com sua indústria e mercado;
- não conversem demoradamente com outros membros da equipe enquanto
interessados estiverem entrando no estande;
- não fiquem sentados enquanto há interessados no salão de exposição;
- saiam para cumprimentar os interessados no corredor;
- tenham sempre uma caneta e um formulário de contatos à mão em todos os
momentos.
Muito bem, sua equipe está preparada e pronta para a guerra. Agora saia e vá
ganhar dinheiro. A seguir, vamos ajudá-lo a configurar um sistema para que você
obtenha o máximo de seus formulários de contato da exposição.
Rastreamento das fichas de contato
Você sabia que 79% de todos os contatos não são seguidos nunca? Se você já foi a
uma feira de negócios e pediu informação a vários vendedores, então já
experimentou pessoalmente muito desse índice de respostas (ou falta de
resposta). Você já fez um esforço para ir atrás da companhia e pedir informações
novamente? Não, provavelmente não.
Então, agora você está encarregado do processo de gerenciamento das
informações de contatos para sua empresa. Você sabe que não quer que
esse nível tão baixo de repostas seja o caso de sua empresa. Como configurar um
sistema que assegure um acompanhamento adequado e, em última análise, um
fechamento de vendas sem sobretaxar seus recursos e mandar material para as
pessoas que realmente não o querem receber? Você sabe que muitas pessoas jogam
cartões de visitas no aquário de seu estande. Então, eles querem entrar no
sorteio de seu
palmtop, mas não têm nenhum interesse em seu produto. O aquário pode ser um
bom depósito para os cartões de visitas das pessoas, mas elas não se qualificam
como interessadas e não garantem se tornarem clientes fiéis. O dilema que você
está enfrentando é como determinar quem está interessado de fato, quando tudo o
que você tem é uma pilha de cartões de visita.
Há alguns passos que você pode dar para tornar o processo de gerenciamento
das fichas de contato um pouco mais fácil, bem como outros esforços de
acompanhamento e sua feira mais proveitosa.
Primeiramente, encarregue uma pessoa de cuidar do sistema de acompanhamento
das fichas dos contatos da empresa, de forma que você não tenha tantos
formulários com pedidos de informação. Se você acompanhou a seção anterior sobre
o treinamento da equipe, já deve ter encarregado alguém de gerenciar informações
de contatos de uma exposição específica. Essa pessoa precisa trabalhar bem
próxima a seu gerente de contatos.
O gerente das fichas de contato deve ser responsável por:
- escrever/editar as cartas de resposta aos pedidos de informação;
- determinar o conteúdo dos pacotes de resposta;
- verificar se os pacotes estão sendo enviados em tempo: não um mês, mas
uma semana após a exposição;
- distribuir as fichas de contato entre os representantes de vendas. Se
seu orçamento permite, gerenciar o processo de qualificação e depois, a
distribuição dos contatos classificados para os representantes de vendas;
- desenvolver uma ficha de contatos para recolher as exatas informações
que sua empresa precisa. Ou ainda, rever os sistemas eletrônicos que as
exposições têm sobre arrecadação de contatos, que geralmente ficam
disponíveis para alugar;
- elaborar um fluxograma de tempo para o seguimento dos contatos uma vez
que cheguem em seus locais, de forma que você possa receber um retorno do
investimento na exposição.
Escrevendo cartas-resposta aos contatos
Escrever cartas-resposta é, normalmente, o processo menos penoso do que
cartas de resposta direta pelo correio ou outra forma de comunicação. No caso de
cartas-resposta, você sabe quais pessoas demonstraram interesse em seu produto
ou serviço e agora só precisa se certificar de que respondeu a todas as
perguntas, despertando nelas o interesse por sua oferta. Algumas dicas rápidas:
faça uma carta curta, use a primeira pessoa, verbos na voz ativa e apelos
pessoais atraentes.
Preenchendo o pacote de informações
Fato
Cerca de 90% de todo o material recebido pelas pessoas em uma exposição
profissional nunca chega em seus escritórios. |
Como você decide o que colocar nos pacotes-resposta com as informações? Não é
tão fácil como parece. Por uma razão: você não quer enviar as mesmas coisas que
seus visitantes pegaram na feira. Esse é o motivo pelo qual você não deve levar
para a exposição todo o material gráfico que sua empresa oferece. Você também
não quer sobrecarregar as pessoas com papéis que simplesmente vão jogar no lixo.
Por essas razões, uma peça bem feita e que faça um resumo sobre sua empresa é
essencial. Ela pode ser usada tanto em correspondência pré ou pós feira, como em
seus pacotes gerais de resposta e outras correspondências.
Aviso de alerta
Algumas vezes, o sistema eletrônico que as exposições
alugam aos expositores não coleta números telefônicos (em inglês),
porque os visitantes não os fornecem. Certifique-se de saber exatamente
quais informações o sistema vai coletar automaticamente e pague taxas
adicionais para personalizar o máximo possível as informações para sua
equipe de estande. |
Deve haver alguma variação de conteúdo em seus pacotes resposta. Se você já
enviou correspondência pré-feira, precisa antes pegar aquela lista para
assinalar quem realmente esteve na feira, excluindo as pessoas do aquário. Para
os que ficarem na lista, envie um pacote com um esboço do produto ou serviço de
sua empresa. Fale sobre o sucesso da exposição e não deixe de incluir uma oferta
na carta de incentivo a ação por parte desse leitor.
Para os contatos feitos no estande, mande cartas e conteúdo específico aos
seus pedidos. Esses pacotes precisam ser personalizados e devem incluir também
ofertas específicas que encorajem esse contato a entrar em ação. Além disso,
relembre que seu representante irá entrar em contato com a pessoa por telefone
para providenciar uma data para futura comunicação.
Se você não tiver os números telefônicos obtidos na feirao, invista em um dos
diretórios de negócios em CD que fornecem informações de contatos das empresas.
Continuação do seguimento do evento
Você precisa ter certeza de que seus representantes de venda estão realmente
telefonando para os contatos pelos quais são responsáveis. As principais
razões apresentadas pelos representantes de vendas para não darem
prosseguimento aos contatos são: as fichas de informações não estão
completas e não têm tempo porque eles estão se comunicando com seus próprios
contatos, que sentem ter mais potencial.
Se você fornecer a eles os números de telefone, terá uma chance maior de
chegar a algum lugar. Se você tem telemarketing para classificar os
contatos, é melhor ainda. Ter uma pessoa dedicada a isso ou pelo menos
responsável por esse serviço é um luxo para muitas empresas, e não uma
opção. No entanto, vender a idéia desse cargo pode ser mais fácil se for
identificado como instrumento na construção dos dados dos clientes em
potencial. Em algumas empresas, a classificação de contatos é parte das
funções do trabalho do gerente de dados de clientes.
Uma solução é responsabilizar sua equipe de estande do acompanhamento de
suas fichas de contato, o que faz muito sentido num ponto de vista. Muitos
visitantes de exposições irão esperar receber informações de acompanhamento
da mesma pessoa com quem conversaram na ocasião. O que fazer quando as
organizações de vendas estão divididas em territórios regionais e os
visitantes forem classificados para territórios de outros representantes?
São questões com as quais você tem que lutar quando entrarem em seu sistema.
O ponto principal é ligar para esses contatos. Um telefonema pessoal é o
melhor meio de obter uma resposta ao que você deseja.
A ficha de contato
Para resolver uma das queixas dos representantes de venda sobre informações
incompletas, você pode desenvolver uma ficha de informações de contato que
tenha espaços para todas as informações que seus representantes precisam a
fim de agendar seus telefonemas. Essas fichas podem ser de bolso, o que
funciona melhor do que em formato grande. Um ponto crítico a ser
acrescentado nos dados é o código de prioridade do contato. Faça uma
classificação simples, com níveis de 3 a 5, para especificar o grau de
interesse real que o contato apresentou. Certifique-se que sua equipe
compreende bem e usa esse sistema de classificação quando conversa
com os visitantes na feira.
Se você está planejando alugar um dos sistemas eletrônicos de armazenagem de
dados das fichas de informações dos visitantes, pague o custo adicional para
personalizarem os dados que podem coletar. Todos esses sistemas têm pequenas
diferenças entre si, então, estude a literatura bem e procure verificar se pode
gravar informações o mais específicas possível. Se não puder personalizar o
serviço, pode não ter sentido alugar todo o sistema e sim, simplesmente, usar
sua própria ficha para contato.
Rastreando os fluxogramas
Antes que você perceba, os possíveis clientes "quentes" esfriarão, e os
"mornos" não terão recuperação. Portanto, é conveniente você se mexer
rapidamente com seu processo de rastreamento das fichas de contato. Tenha pronta
uma agenda para fazer o acompanhamento dos contatos. Isso significa:
- enviar os pacotes de resposta dentro de cinco dias depois de terminada a
feira;
- reservar de dois a cinco dias para a classificação dos contatos (se você
tem essa opção);
- não permitir que passem mais do que duas semanas sem que os contatos
telefônicos sejam feitos por seus representantes de vendas;
- obter um relatório inicial das prováveis vendas;
- fechar as vendas;
- obter o relatório final das vendas fechadas para o relatório da
exposição.
O período de tempo necessário para cada produto ou serviço pode variar, mas
temos aqui uma visão geral:
Dia 1 |
Dia 5 |
Dia 10 |
Dia 14 |
Dia 30 |
Dia 45 |
Dia 60 |
Fim da exposição |
Pacotes colocados no correio |
Fichas de contato classificadas |
Contatos de venda |
Relatório inicial de vendas |
Fechamento das vendas |
Relatório final |