Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Vantagens de Investir em fundos 

Data: 30/05/2007

 
 
Várias são as vantagens de se investir em fundos. Além de contar com uma infinidade de alternativas disponíveis no mercado, os fundos se tornaram ao longo do tempo, um excelente instrumento para se investir em diferentes tipos de ativos, pois permite que o investidor, seja ele pequeno ou grande, tenha acesso aos mais diferentes mercado.

Se você ainda tem dúvida, aqui estão alguns motivos que lhe ajudarão a decidir pelos fundos de investimento:

  • Porque é seguro
  • Porque é rentável
  • Porque é mais conveniente na hora de investir
  • Porque permite acesso a diversos ativos, mesmo com pouco dinheiro para investir
  • Porque permite maior diversificação
  • Porque tem liquidez diária
  • Porque os custos são baixos
  • Porque é transparente
  • Porque é importante para a economia brasileira
Importante: Antes de investir em um fundo de investimento, leia atentamente o prospecto.

Porque é seguro

A CVM - Comissão de Valores Mobiliários regula e supervisiona a indústria de fundos no Brasil. A política de investimento, os riscos e as taxas cobradas, são alguns dos itens fiscalizados. Adicionalmente, a ANBID criou o Código de Auto-Regulação da indústria de fundos, que faz com que as instituições financeiras, espontaneamente, criem regras não raramente mais rígidas para regular suas atividades, garantindo assim a segurança e a transparência nas aplicações. As regras são objetivas e de conhecimento público.

Porque é rentável

É administrado por profissionais especializados, que tem a responsabilidade de analisar as melhores alternativas disponíveis para os objetivos do fundo. A rentabilidade dos fundos de investimento tem sido superior a de outros investimentos tradicionais, como caderneta de poupança ou imóveis.

Porque é mais conveniente na hora de investir

A aplicação em fundos é bem simples, basta escolher o fundo de investimento adequado aos seus objetivos e perfil de risco. Depois disso, você pode escolher investir pela sua agência bancária, nos caixas eletrônicos, pelo tele atendimento dos bancos ou pela internet. Visite o site do seu banco e veja as opções disponíveis.

Porque permite acesso a diversos ativos, mesmo com pouco dinheiro

Existem milhares de opões de fundos no mercado no mercado brasileiro, muitos deles com investimento mínimo a partir de R$ 50,00. Desse modo, qualquer pessoa pode ter acesso a mercados que dificilmente teria se estivesse fazendo uma aplicação individual, diretamente no mercado.

Porque permite mais diversificação

São tantas as opções de composições de uma carteira de investimento que você pode escolher um fundo para cada objetivo. O gerente de seu banco pode ajudá-lo a encontrar o que atenda melhor às suas necessidades, considerando o risco, o objetivo de rentabilidade e o tempo de aplicação.

Porque tem liquidez diária

As cotas de um fundo de investimento podem ser resgatadas a qualquer momento. Vale ressaltar que os prazos de aplicação e resgates variam dependendo do fundo. Existe até o modelo de resgate automático que autoriza a transferência do dinheiro do fundo para a conta corrente sempre que o seu saldo em conta corrente estiver negativo. O dinheiro está sempre à mão. Alguns fundos podem ter um prazo de carência inicial, e esta informação está estabelecida no prospecto.

Porque os custos são baixos

O custo de aplicar junto com outros investidores é bem menor do que se você fosse aplicar seu dinheiro individualmente. Num fundo, os custos de corretagem na aquisição de ações, por exemplo, são rateados entre todos os cotistas. A única taxa que você paga é para remunerar os prestadores de serviço do fundo. Consulte o prospecto. Lá todos os custos estão apresentados de forma muito transparente.

Porque é transparente

Os fundos de investimento são a única aplicação que diariamente divulgam o valor de suas cotas. Além disso, os fundos se utilizam da Marcação a Mercado, que consiste na apuração do valor da cota baseada no valor de mercado de seus ativos, apurados ao final de cada dia. Todas as operações são registradas, custodiadas, fiscalizadas e auditadas periodicamente.

Porque é importante para a economia brasileira

Para se ter uma idéia de como o investimento em fundos contribui para o País, hoje cerca de 80% do patrimônio dos fundos de investimento de alguma forma financiam o governo. Isso significa que o poder público usa seu dinheiro emprestado para financiar suas diversas atividades e necessidades. No Brasil, a participação dos fundos no PIB é maior do que em muitos países desenvolvidos como Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido.


 
Referência: Como Investir
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :