Vendas - Abordagens que dão resultado
odo contato inicial com o cliente é chamado de abordagem. É aqui que tudo
começa. Se você aborda de maneira positiva, suas chances de diálogo são muito
grandes. O inverso é verdadeiro, ou seja, se você começa mal, pode ser que não
consiga nem mesmo continuar sua entrevista de vendas, pois ouvirá do cliente:
“no momento não tenho interesse!”
Para aumentar suas chances de sucesso, relaciono abaixo algumas dicas que são
fundamentais para que você evite o que chamo de “NCRA – Não como Resposta
Automática”, são elas:
» O foco de sua fala deve ser a necessidade do cliente e não o seguro que
você está vendendo. Em vez de dizer: “Por que o senhor não faz um seguro de
residência?” Prefira: “Qual o tipo de proteção o senhor tem para sua
residência?”
Perceba que a primeira maneira faz com que o cliente pense em gastar dinheiro e
a segunda faz com que ele pense na necessidade de proteção.
» Evite fazer perguntas fechadas. Comece com perguntas abertas, pois
perguntas fechadas dão a possibilidade de a resposta ser sim ou não. Evite
começar sua fala assim: “O senhor gostaria de receber nossa proposta?” O cliente
pode derrubá-lo respondendo um não logo de cara, o que tornará a conversa mais
difícil. As perguntas abertas têm no início da frase as palavrinhas mágicas:
“como, qual, onde, quem, fale-me mais”.
» Não saia falando do seu seguro, faça perguntas para estimular o diálogo
e envolver o cliente. Alguns corretores iniciam a conversa com o cliente e já
saem falando do seguro que estão querendo vender. Depois de longos minutos eles
ouvem: “vou pensar e qualquer coisa eu te ligo”.
Veja que esse é um erro clássico em vendas. É muito mais produtivo envolver o
cliente e tentar descobrir suas necessidades para que o seguro seja uma solução
que o atenda especificamente. Para isso, as perguntas são as mais indicadas.
Comece e mantenha o diálogo sempre com perguntas. Você ficará sabendo mais sobre
o possível cliente, podendo atendê-lo melhor e ele, além de se interessar mais
pelo negócio, perceberá que sua intenção é ajudá-lo e não apenas vender o
seguro.
Uma abordagem bem-feita aumenta, consideravelmente, suas chances de venda.
Treine e pratique roteiros usando as dicas acima e veja como os resultados serão
surpreendentes.
Referência:
vendamais.com.br
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