Essa é uma pergunta comum, feita no silêncio e com o olhar absorto de quem ainda
está no êxtase da boa notícia: Você foi promovido e será chefe em nossa empresa!
Erroneamente, muitos respondem: "agora sou chefe, logo é a minha vez de ferrar
os outros!". Essa resposta indica um péssimo início desta etapa da vida
profissional, pois o cargo de chefia serve ao desenvolvimento e melhoria do
trabalho e qualidade de vida dos demais (e não para "ferrá-los"), além dos
evidentes resultados que, acredita-se, seja capaz de alcançar.
Verdade seja dita, um imenso contingente de líderes fez (e ainda faz) a
passagem de cargos técnicos para outro gerencial de modo sofrido, às vezes com
experiências dramáticas, por falta de quem os orientasse e os aceitasse ainda
sem a experiência na função. O pior é quando o seu próprio chefe imagina que, a
partir do exato momento em que são promovidos, os novos chefes de sua equipe já
devem prestar contas de ações exemplares, no mesmo nível dos líderes mais
antigos e experimentados, uma tolice, sem dúvida!
Uma outra situação de alto estresse e com tendências de ser uma tarefa das
mais difíceis para os novos chefes, é ser promovido e assumir a equipe que fazia
parte, ou seja, passar a exercer relações de hierarquia com aqueles com quem
tinha relacionamento típico de colegas de mesmo nível. E uma nova pergunta
emerge: "Qual a melhor maneira de assumir o novo papel de autoridade e
responsabilidade sem perder o apoio dos (antes colegas) novos subordinados?".
Frente a esse questionamento, é saudável refletir sobre a nobreza do trabalho de
liderança, pois é mister que se compreenda o sentido e a magnitude do
significado da chefia. Há de se aceitar que, se por um lado, o chefe deve saber
fazer-se seguido, por outro, e talvez mais importante, deve saber o que fazer
para ser amado. Um bom chefe não se impõe, ele entende que, para comandar
pessoas, deve antes, aprender a doar-se.
Mesmo considerando que cada situação é específica e dependente de fatores
como a cultura da empresa, formação psicológica do chefe recém-promovido,
equipe, etc., apresentaremos alguns "procedimentos" que podem favorecer o início
da jornada do novo chefe, no que se refere à pressão pelos resultados e
mudanças, à sua autoconfiança bem como ao seu relacionamento com sua nova
equipe:
· Deixe claro as suas expectativas para a sua equipe e procure saber, de cada
um, quais as expectativas que eles tem. Negocie o que for possível e mantenha
essas expectativas num patamar possível de ser alcançado.
· Use expressões que estimulam o coletivo, evitando iniciar as frases com
"EU". Substitua esses pronomes por "nós", "nossos", fomentando um espírito de
unidade e colaboração.
· Seja assertivo e mantenha o foco na realidade. A assertividade garante a
defesa dos seus interesses mas o obrigará a respeitar o espaço alheio, o que
significa adotar uma postura humanista no exercício da liderança.
· Lidere a partir de exemplos para ser aceito por sua equipe. Um curso de
Liderança poderá lhe fazer refletir e ensinar muito sobre como tratar as pessoas
nas atividades profissionais.
· Mantenha um bom relacionamento interpessoal com todos desde o primeiro dia
de novo cargo. Esforce-se por conhecer seus novos pares e todos com quem você
ira trabalhar. Identifique e assuma logo suas novas responsabilidades e deveres.
· Integre-se com seu novo grupo de colegas, ou seja, com os demais chefes da
empresa. Estes podem lhe dar valiosas "dicas", conselhos, opiniões e informações
que antes não lhe eram acessíveis.
· Dê sinais de que confia em sua equipe e a conseqüência será mais motivação
e dedicação de todos como agradecimento pela confiança que você deposita neles.
· Mantenha o equilíbrio emocional. Por exemplo, se houver desequilíbrio entre
a sua vida pessoal e a profissional, corrija, pois é importante estar em
condições que lhe façam uma pessoa "centrada".
· Cuide de sua saúde. A promoção pode ser muito estimulante e ser uma
recompensa por anos de dedicação, mas chefiar causa estresse. Não se deixe
acometer por esse quadro para que suas ações sejam continuamente criteriosas,
bem pensadas e muito conscientes, convertendo problemas em oportunidades de
resultados.
· Reforce os pontos fortes de seus novos empregados e potencialize o uso da
experiência e conhecimentos do seu pessoal. Aos mais jovens e inexperientes, dê
o que necessitam para que se motivem, como metas e novos conhecimentos.
· Concentre-se nos resultados e não se prenda a detalhes. A hora é de
investir em assuntos gerais, delegando responsabilidades e deveres aos membros
da sua equipe.
· Seja justo, perfeito e coerente em sua gestão. No trato com os
subordinados, pondere com régua e compasso, suas considerações e decisões para
ser sempre eqüitativo. Lembre-se que são seus antigos amigos e que pode haver
pessoas que não gostam de você.
A promoção é sempre um passo importante em nossas carreiras e trás em seu
bojo, uma forte carga emocional e de crescimento. É um estágio que cabe a cada
pessoa decidir se aceitará ou não... é um passo a ser vencido e que demanda uma
transformação interior. Muitos se prendem a exemplos conhecidos, os grandes
líderes da história da humanidade, outros miram-se em mitos da própria vida ou
ícones de suas empresas . Mas não deixe de considerar a sua própria capacidade
de liderar com excelência conforme o seu modelo pessoal. Tenho certeza que os
verdadeiros líderes são pessoas comuns, como eu e você, mas que possuem uma
determinação incomum.