Depois de anos lutando por determinada vaga na empresa em que trabalha, você
finalmente a conseguiu e alcançou um momento estável em sua carreira. Com isso,
sequer pensa em dar um passo ousado, para que não perca sua estabilidade
financeira e profissional. Mas, mesmo assim, depois de um tempo, sente a
necessidade de "agitar" a carreira.
Esta é a sensação de muitos empresários brasileiros, os quais atingiram uma
etapa importante na vida profissional: estão próximos da aposentadoria, mas
querem continuar em atividade. Então, por que não fazer algo menos ligado à
rotina no escritório e que dará visibilidade ao seu trabalho, ou seja, escrever
um livro?
Você não se vê escritor?
Esta, sim, seria a guinada que você está esperando em sua carreira, não é? Mas é
importante saber que, para isso acontecer, muitas habilidades devem ser
desenvolvidas por você. Basta ter um conhecimento aprofundado sobre determinado
assunto, que ele pode virar um livro, desde que você se prepare para escrevê-lo.
É claro que a idéia deve ser boa, para que possa atrair o investimento de uma
editora. E será que todos os anos de trabalho não rendem esta idéia criativa e
inovadora? Mesmo não sendo escritor, comece lendo o que existe em sua área,
tentando analisar que informações não encontrou. Você não conseguiria explicá-la
aos leitores?
Por onde começar?
Aceite ajuda profissional. Para quem não tem intimidade com a escrita, e fez a
última redação no vestibular, esta dica se torna mais válida. Convide um
parecerista - analista de textos -, antes de mostrar o que construiu à editora.
Além disso, antes mesmo de começar, peça ajuda a quem já passou pela experiência
ou para um consultor.
Quem quero atingir? Esta deve ser a pergunta para que comece a determinar o
estilo de escrita: nada muito formal para adolescentes nem com muita
informalidade para executivos. Sobre o que quero falar? Junte todas as
informações necessárias. Ao escrever, agradar a todos não será possível, mas se
esforce para justificar suas afirmações e para colocar as contraposições.
Vantagens
Ao escrever um livro, muitas portas se abrirão para você. É claro que o processo
da escrita é bastante trabalhoso, mas, com a ajuda certa e o cumprimento de
todas as etapas, pode ser que você se revele.
Pense que um livro, quando bem divulgado, pode atingir um público que você nem
imagina. E não pára por aí: a partir disso, você poderá ser chamado para
realizar palestras e para participar de eventos em sua área de atuação.
As vantagens, além da profissionais, também podem ser econômicas. Escrever um
livro pode não lhe garantir muito dinheiro, mas, sim, aquela renda extra para
incrementar sua aposentadoria. Pense nisso!