Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Consumidor - Após Plano Real, brasileiro ficou mais consciente na hora de fazer compras 

Data: 30/05/2007

 
 

Desde o início do Plano Real, a principal mudança pela qual o consumidor passou foi a de se tornar mais consciente no que diz respeito ao quanto paga por um produto. A informação foi dada nesta quinta-feira (19) pelo professor Cláudio Felisone Ângelo, coordenador geral do Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), na Universidade de São Paulo.

Segundo Ângelo, com a nova moeda, a pessoa teve mais acesso à informação relativa a valor x preço. "Ele percebeu que o dinheiro de um paletó poderia comprar duas calças; de duas calças, um sapato. E assim por diante", exemplificou.

Mais financiamento
Além disso, conforme o docente, os brasileiros passaram a financiar mais suas aquisições, ao mesmo passo que ampliaram a freqüência com que fazem compras. "Isso ocorreu principalmente de 2003 para cá", afirmou. Para se ter uma idéia, há quatro anos, a média de crédito estava em 23,6% do Produto Interno Bruto. Em 2006, a média foi de 31%, enquanto em janeiro deste ano atingiu 34,3%.

Já no segundo aspecto, o motivo é uma menor inflação, o que dispensa a necessidade de a pessoa fazer a conhecida "compra do mês", aproveitando o período em que seu dinheiro "vale mais".

Preferência e conveniência
Por fim, o docente afirmou que, na hora de fazer uma aquisição, o consumidor leva em consideração o aspecto conveniência, o que não ocorria no passado. E, no que diz respeito a produto, a principal diferença é a preferência das pessoas por celulares e equipamentos de informática.

"Isso ocorre por causa da tendência das novas tecnologias", finalizou.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :