Todos os dias, novas notícias sobre fraudes envolvendo talões de cheque e
cartões de crédito aparecem na mídia. E os golpes, que vitimam um grande número
de pessoas, se tornam cada vez mais especializados.
Para diminuir as estatísticas, é fundamental que os consumidores conheçam as
fraudes e dificultem o trabalho dos criminosos.
Atenção sempre!
De acordo com a Ong ABC (Associação Brasileira do Consumidor), muitas
pessoas ainda caem na conversa de golpistas que ligam dizendo ser funcionários
do banco ou operadora de cartão de crédito e digitam os números dos plásticos
e/ou senhas. Com isso, acabam tendo os cartões clonados.
Além disso, um grande número de consumidores não presta atenção na hora de pagar
uma compra e permite que funcionários mal-intencionados anotem os números dos
cartões e códigos de segurança e, em alguns casos, até troquem o plástico por um
outro.
Outros golpes comuns são os anúncios de consórcios sorteados, com cotas
contempladas, bilhetes premiados, multas de trânsito, seqüestros virtuais,
cartões premiados etc.
Proteção gratuita
Para proteger o consumidor, não só dos criminosos, a entidade oferece consultas
(pessoalmente, por telefone, fax ou e-mail) totalmente gratuitas há sete anos.
Mais informações podem ser obtidas no
www.ongabc.org.br .
Quem quiser também pode obter orientação sobre as cobranças ilegais e abusivas
de juros e taxas, as vendas casadas, os danos morais, as práticas de coação
feitas pelas empresas de cobrança etc.