Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Ações / Bolsa de Valores - Aluguel de ações: alternativa interessante para investidores de longo prazo 

Data: 30/05/2007

 
 

Com o desenvolvimento e desmistificação do mercado de títulos e valores mobiliários brasileiro, a percepção de que o investimento em ações é coisa apenas para profissionais e pessoas com perfil extremamente agressivo vem diminuindo de forma significativa no país.

Com isso, muitos aplicadores que viam o mercado de capitais como um cassino e focavam seus investimentos em aplicações mais seguras como a poupança, fundos de renda fixa e DI, passaram a comprar ações de grandes empresas, procurando melhores retornos.

Interessante alternativa de investimento
É verdade que, quando comparado com mercados como o norte-americano, onde o investimento em ações é muito mais difundido entre a população, o Brasil esta nos primeiros passos. No entanto, já existe no país pessoas que investem em ações pensando no longo prazo, utilizando estas como alternativas aos planos de previdência privada.

Muitos destes investidores adquirem papéis de empresas sólidas, como, por exemplo, Petrobras, Vale do Rio Doce e Bradesco, com a perspectiva de que o retorno oferecido por estes papéis em um prazo de 10, 20, 30 anos ou mais, será muito superior ao oferecido pelas alternativas de investimento mais comuns.

Aluguel de ações: retorno adicional fixo
Para estes investidores, que procuram o mercado de ações e operam com uma perspectiva de longo prazo, um interessante mercado é o de aluguel de ações. Com o "empréstimo" de ações, o investidor tem a vantagem de obter um retorno adicional fixo ao seu patrimônio, sem abrir mão de qualquer beneficio atribuído aos papéis no período.

O único risco está associado às oscilações das cotações no período, uma vez que as ações não poderão ser vendidas durante o prazo do "empréstimo". No entanto, esse fator não se apresenta como um grande problema para os investidores com carteiras de longo prazo. No caso de ações de empresas bem administradas e com bom potencial de crescimento, baixas repentinas usualmente são compensadas ao longo dos anos.

Remuneração média de 5,0% ao ano
Ademais, todos os benefícios atribuídos às ações no período, como valorização, dividendos, bonificações, splits e subscrições, serão repassados ao seu real proprietário. Cabe citar ainda que se trata de uma operação segura. A CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) atua como reguladora da operação e, com a intermediação das Corretoras, garante os negócios.

O prazo para aluguel das ações é estipulado pelo investidor, mas usualmente esta operação é realizada por 30 dias. Nos últimos dois anos, a taxa de remuneração oscilou entre 4% e 6% ao ano, descrevendo um retorno médio em torno de 5% ao ano.

No entanto, dependendo do tamanho da demanda, o retorno pode ser ainda maior. Existem casos que o aluguel de ações chegou a render ao seu proprietário mais de 10% ao ano, ganho adicional significativo, tendo em vista que o papel ficaria parado, a mercê exclusivamente do seu desempenho e distribuição de proventos.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :