Franquia / Franchising - Franquias de 1ª geração (ou de marca e froduto, sem exclusividade)
São aquelas em que a ênfase está no uso de uma certa marca em conexão com a
revenda de determinados produtos ou a prestação de determinados serviços, sem
que haja qualquer exclusividade em favor do franqueado.
Ou seja: praticamente não se verifica a transferência, pelo franqueador ao
franqueado, de qualquer tipo de know-how de atuação no ramo específico em que
este último irá atuar.
Além disso, os mesmos produtos ou serviços que o franqueado deverá comercializar
por força do contrato celebrado com o franqueador (que, até o advento da Lei
Magalhães Teixeira, muitas vezes acabava sendo um mero contrato verbal) podem
ser encontrados, geralmente com a mesma marca, em outros pontos de venda,
inclusive lojas multimarca que nada têm a ver com a rede de franquias desse
franqueador.
Tudo leva a crer que a maior parte das franquias que ainda estão estruturadas
dessa forma, tende a evoluir para um estágio mais avançado, ou deixar de
existir.
|