Os bancos instalam portas automáticas com detectores de metal em suas
agências para garantir a segurança de clientes e de funcionários, nunca para
criar obstáculos ou constrangimentos. Esses equipamentos são utilizados por
bancos, em quase todos os países, para impedir o acesso de pessoas armadas às
agências bancárias, dando maior segurança de clientes e funcionários.
Saiba como utilizar as portas giratórias, evitando
travamentos
O travamento ocorre automaticamente, quando o sensor da porta detecta uma
determinada quantidade de metal com a pessoa, que pode ser produto de objetos
como chaveiros, celulares, relógios etc.
Se ocorrer o travamento, coloque os objetos de metal que estiver carregando no
compartimento (guarda-volumes) lateral, retorne à faixa de segurança e passe
novamente. Sua passagem será liberada tão logo a porta destrave e você poderá
pegar de volta seus objetos pessoais.
O vigilante e os funcionários do banco não são responsáveis pelo travamento.
Assim, quando ele ocorrer, não o considere como um sinal de desconfiança.
Não estranhe o fato de uma porta travar em um dia em que você esteja portando os
mesmos objetos com os quais habitualmente tem acesso liberado: o equipamento é
eletrônico e os sensores, eventualmente, podem apresentar variações de
sensibilidade.
O investimento dos bancos vem sendo cada vez maior no treinamento de
funcionários e vigilantes, para garantir um atendimento rápido e cortês. Sua
compreensão nos auxilia a fornecer maior segurança a todos os usuários de
agências bancárias.
Benefícios das portas
As portas automáticas com detectores de metal são um dos mecanismos de segurança
utilizados para evitar assaltos em agências. Possuem sistema similar ao
empregado mundialmente em aeroportos, empresas, edifícios governamentais e em
instalações de segurança. Os resultados dos investimentos realizados pelos
bancos em sua instalação e manutenção têm-se mostrado altamente benéficos,
conforme reconhecem especialistas de segurança das áreas pública e privada e
lideranças sindicais dos bancários em todo o país.
No Estado de São Paulo, por exemplo, houve uma redução de 37% no número de
assaltos a agências e postos em 1999.
Os funcionários responsáveis pelo destravamento também vêm sendo treinados
para administrar essas situações, quando ocorrem.