Como fazer a Descrição da Empresa do seu Plano de Negócios
Esta é a seção do plano na qual você apresenta um breve resumo da
organização da sua empresa ou negócio, sua história, seu status atual e
suas projeções futuras para pesquisa e desenvolvimento, se for o caso.
Enfatize as características únicas de seu produto ou serviço e diga como
você pode beneficiar o cliente. Dê uma idéia do que você espera
conseguir em três ou cinco anos. A descrição legal da empresa deve
conter o seguinte:
Nome da empresa: O nome da empresa deve estar registrado
legalmente antes da abertura do negócio.
Tipo de empresa e enquadramento: micro, pequena ou média
empresa, sociedade anônima, companhia limitada, corporação etc. Cada
tipo tem diferentes vantagens e desvantagens em relação à legislação
(impostos, financiamentos, obrigações etc.) e também em relação ao
ambiente externo (bancos, fornecedores etc.).
Responda a questões como quando e porque esta empresa foi criada, a
natureza dos serviços ou produtos fornecidos, como ela se desenvolveu, e
o que está sendo planejado para o futuro.
Exemplo de Descrição do Negócio:
CorteCana é uma empresa que foi criada em 1984 para satisfazer a
demanda de componentes para a indústria de implementos agrícolas. Esta
indústria teve crescimento moderado com um aumento no número de
contratos a partir de 1996, em função do aquecimento do mercado de
colheitadeiras de cana de açúcar. As projeções indicam uma demanda
crescente pelo tipo de produto que a empresa produz. A CorteCana mantém
uma margem competitiva através da entrega imediata de produtos, de
excelentes relações com os clientes e de sua capacidade de se adequar às
suas necessidades.
A empresa está instalada estrategicamente em uma área de 20.000 m
e deseja satisfazer a demanda crescente por seus produtos através da
compra de equipamentos mais modernos, os quais possibilitarão encomendas
num âmbito mais amplo, maior capacidade de adequar-se às necessidades
dos clientes, custos mais baixos por unidade e redução do tempo de
processo.
1. Equipe Gerencial
Investidores potenciais de um novo negócio perguntarão: "Por que
deveríamos investir o nosso dinheiro na sua equipe gerencial"? Como o
dono do negócio, algumas das perguntas que você fará são: "Quais são as
áreas chave de gerenciamento do meu negócio?"; "como a organização será
estruturada?; "Quem gerenciará o negócio?; "Que ajuda externa pode ser
necessária?"; "Quantos empregados serão necessários e quando eles devem
ser contratados?". Essas perguntas podem ser respondidas através do
desenvolvimento de um planejamento organizacional realista.
As necessidades do seu gerenciamento e do seu pessoal serão
determinadas pela capacidade dos donos do negócio, pela quantidade de
tempo que eles serão capazes de dedicar ao negócio e pela demanda do
mercado. Negócios pequenos normalmente começam com os donos fazendo a
maior parte do trabalho. O mesmo raciocínio vale para as empresas
jovens, com o gerente executando a maior parte do trabalho.
À medida que o negócio cresce e as vendas aumentam, mais pessoal é
necessário. Faça uma previsão de como a sua empresa crescerá e quantos
funcionários adicionais serão necessários. Política de contratação,
descrição de cargo e contratos de funcionários são todos parte de um
plano organizacional. Diga como os funcionários receberão: salários,
benefícios, bônus, férias e outros direitos trabalhistas.
Um quadro organizacional pode mostrar áreas de responsabilidade e o
pessoal a cargo de cada seção juntamente com o número de funcionários a
serem gerenciados. Por exemplo, você pode precisar de pessoas chave a
cargo do marketing, administração, finanças e operações. Cada um destes
indivíduos pode ter funcionários que eles supervisionarão. O financiador
será capaz de identificar as pessoas chave no seu negócio e você terá
uma representação gráfica do seu gerenciamento e pessoal.
Faça uma descrição dos líderes da sua empresa e mostre o seu
organograma. O perfil dos gerentes deve combinar habilidade nas áreas
técnica e gerencial. A equipe de gerentes deve estar formada de tal
maneira que sirva como suporte e força das áreas chave envolvidas com os
objetivos e metas.
Lembre-se: Os investidores normalmente investem em pessoas, que
são o principal ativo das empresas nascentes. E quanto mais capacitadas
em técnicas de gestão e experientes essas pessoas são, melhores as
chances da empresa conseguir o capital solicitado!
Apresente resumidamente uma lista das responsabilidades por metas
específicas. Por exemplo:
- Presidente: Desenvolve e mantém a visão da empresa. Supervisiona o
marketing, desenvolvimento de produto, produção e finanças, serviço
aos consumidores etc. Aprova as obrigações financeiras. Procura
novas oportunidades de negócios e alianças estratégicas com outras
empresas. Planeja, desenvolve e estabelece políticas e objetivos do
negócio em acordo com a diretoria. Dirige e coordena programas
financeiros para prover fundos para novas operações no sentido de
maximizar retorno sobre investimento e aumentar a produtividade.
- Gerente de Marketing: Gerencia o planejamento de mercado,
propaganda, relações públicas, promoção de vendas e Merchandising.
Identifica novas oportunidades de mercado e avalia a concorrência.
Identifica e estabelece estratégias para atingir mercados
estrangeiros.
- Gerente de Vendas: Dirige o staff, treina e avalia o desempenho para
desenvolver e controlar o programa de vendas. Gerencia as vendas
estabelecendo territórios, quotas e metas e se relacionam com
distribuidores. Analisa estatísticas para formular políticas e
assistir os revendedores nas promoções de vendas.
- Gerente Financeiro: Gerencia o capital de trabalho, incluindo contas
a receber, estoques, caixa e títulos negociáveis. Elabora e controla
orçamentos de capital e orçamentos de caixa. Responsável pela
elaboração de demonstrações financeiras, fontes de financiamento
externas e condições de financiamento.
- Gerente de P&D: Dirige e coordena atividades relacionadas com
Pesquisa e Desenvolvimento de conceitos, idéias, especificações e
aplicações para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Supervisiona desenvolvimento de produto incluindo controle de
qualidade, distribuição física, desenho e embalagem.
- Gerente de Operações: Dirige produção, compra de materiais, serviços
de campo, manutenção e serviço ao cliente.
- Controller: Dirige os assuntos financeiros da organização. Prepara
análise das demonstrações financeiras e das operações para a
gerência. Prepara análise com a posição financeira da empresa quanto
a entradas, despesas e lucro com base nas operações presentes e
futuras. Dirige a preparação de orçamentos e planejamento
financeiro. Relaciona-se com auditoria externa da contabilidade da
empresa.
É importante incluir, em anexo ao Plano de Negócios, um Curriculum
Vitae resumido dos principais executivos, onde devem constar estudos
realizados, experiência profissional e principais resultados
profissionais (se for o caso).
2. Estrutura Legal
Prossiga descrevendo a estrutura legal da sua empresa. Se você é o
gerente, diga quais são as suas habilidades e inclua um Curriculum Vitae
resumido. Seja honesto sobre as áreas nas quais você precisará de ajuda
e diga como você fará para obtê-la. Você contratará um assistente,
trabalhará com um contador ou precisará dos serviços de um profissional
de marketing?
Se você formou uma sociedade, explique porque os sócios foram
escolhidos, o que eles trazem para a companhia e como suas habilidades
complementam-se umas às outras. Mostre a experiência e qualificações
deles incluindo também as cópias de seus currículos.
Inclua uma cópia do seu acordo de sociedade na seção de Anexos. O seu
acordo deve incluir reservas para a saída de sócios ou para a dissolução
da companhia. Ele deve conter como será feita a distribuição de lucros e
a responsabilidade financeira por qualquer perda. Explique como se
chegou aos termos deste acordo.
Se você prevê mudanças na sua estrutura legal no futuro, faça
previsões com relação a porque você mudaria, quando a mudança
aconteceria, quem seria envolvido e como a mudança beneficiaria a
empresa. Consulte esta seção para informação sobre a estrutura legal ao
completar o módulo financeiro do negócio.
3. Localização
Localização é uma questão de marketing, mas também será discutida
nesta seção. Por exemplo, se você está abrindo uma loja de varejo e
precisa estar diretamente acessível aos seus clientes, a sua escolha do
local será determinada pelo seu mercado alvo e seria, portanto,
considerada no seu plano de marketing. Se você é um fabricante, no
entanto, e despacha suas mercadorias através de empresas
transportadoras, sua localização pode não estar diretamente ligada ao
seu mercado alvo, mas a um estudo logístico que o otimize o desempenho
da distribuição.
Você pode começar com uma sentença do tipo:
DeltaMarina está instalada em um prédio de 8.000m, localizado na Av.
das Nações Unidas 5048, em São Paulo. Este espaço foi escolhido pela
facilidade de acesso, boas condições de segurança, baixo custo do m e
proximidade das fontes de suprimentos.
Agora desenvolva cada razão e fundamente suas declarações com uma
descrição física do local e uma cópia do contrato de aluguel, se for o
caso. Desta forma você terá a informação financeira necessária para
projeções de custo mensal para o fluxo de caixa. O valor da propriedade
possuída será transferido para a folha de balanço na seção do Plano
Financeiro.
Informe as razões da escolha do seu local. Liste outros locais
possíveis e diga porque deu preferência a este. Você pode incluir cópias
de fotografias, lay-out ou desenhos do local na seção Anexos.
Um formulário de análise do local é útil como um guia para escrever a
análise do local. Cubra apenas os tópicos relevantes para o seu negócio.
No caso de uma empresa, explique porque ela se encontra instalada no
local em que está de acordo com as sugestões acima.
4. Manutenção de Registros
Mostre no seu Plano de Negócios qual é o sistema contábil utilizado e
porque ele foi escolhido. Que parte da contabilidade será feita
internamente? Quem será responsável pela manutenção dos registros? Você
irá utilizar um contador externo? Em caso positivo, quem na sua empresa
será responsável pela avaliação do serviço do contador? É necessário
mostrar não somente que a sua contabilidade é cuidada mas também que
você tem maneiras de analisar o desempenho da empresa a partir dos dados
que ela mostra e decidir de forma a torná-la mais lucrativa. Após ler
esta seção, um agente financiador deve ter certeza de que você é capaz
de gerar e manter registros confiáveis e que possam ser auditados.
A manutenção de registros é de fundamental importância não somente
para efeito de auditoria mas principalmente porque um sistema de
rastreamento de informações de registros pertinentes em todas as áreas
do negócio é um passo decisivo para a implantação de um sistema da
qualidade. Pense em algo semelhante para a sua empresa.
5. Seguro
Seguro é uma consideração importante para qualquer tipo de negócio. A
confiabilidade do produto é uma consideração maior, especialmente em
algumas indústrias. O setor de serviços preocupa-se com a confiabilidade
do seu pessoal, assegurando os bens do cliente durante o manuseio e o
transporte de bens. No caso de serem utilizados veículos para o
transporte, seu seguro deve refletir o uso.
Se você é proprietário do imóvel, o seguro deve refletir o uso que
lhe é dado. Considere os tipos de cobertura apropriados ao seu negócio.
Diga o tipo de cobertura que você tem, porque a escolheu, qual é o
período de tempo da cobertura e quem é o agente segurador.
Mantenha suas informações de seguro atualizadas. Você pode, por
exemplo, manter um Formulário de Seguro incluído nos Anexos. Use-o para
manter e atualizar as informações.
6. Segurança
Apesar de não existirem estatísticas disponíveis no Brasil, dados da
Câmara Americana de Comércio mostram que cerca de 30% das falências
ocorrem por desonestidade de funcionários e clientes, incluídos aí não
somente os furtos de mercadorias, mas também de informações. Inclua o
assunto segurança no seu Plano de Negócios. Antecipe-se aos problemas de
segurança que possam ocorrer em áreas sujeitas a riscos e diga que
medidas adotou e porque escolheu esta forma de garantir a segurança.