Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Impostos / Tributos - Impostos: Imposto de renda e Planejamento financeiro 

Data: 30/05/2007

 
 

Você é um dos 20 milhões de contribuintes que estão obrigados a apresentar a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda até o dia 29 de abril?

Para vocês, essa obrigação é uma excelente oportunidade para iniciar o planejamento de suas finanças.

Planejamento Financeiro é um processo racional de administrar sua renda, suas despesas, seu patrimônio, objetivando tornar realidade seus sonhos e objetivos.

Por que fazer agora?
Em primeiro lugar porque, para cumprir as exigências do Fisco, é preciso juntar, pesquisar e calcular todos os ganhos, os gastos e o patrimônio da família no ano, e feita a declaração, ela mostrará a foto “onde estão”, o que é o primeiro passo para o planejamento.

Em segundo lugar porque proporciona a oportunidade para discutir com os familiares os planos para o futuro, isto é “onde querem chegar”.
Por exemplo: a casa própria, a educação e formação dos filhos, as próximas férias, a viagem dos sonhos, a troca do carro, a redução de impostos, a formação da reserva para emergências, o curso de especialização, aposentar-se confortavelmente.
Na discussão familiar, obtenha o comprometimento de todos em relação aos meios e prazos para atingir os objetivos, seja realista quanto a valores e prazos, utilize os critérios de curto prazo (até 1 ano) médio prazo (mais de 1 até 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos).

Aproveite para negociar com a família a adoção do Orçamento Doméstico para acompanhar e controlar os ganhos e gastos familiares. O Orçamento será a ferramenta que mostrará, mensalmente, a aderência da realidade aos objetivos pretendidos.
Caso não utilize o Orçamento Doméstico, crie outra forma de acompanhamento periódico do cumprimento dos objetivos, não deixe a avaliação para a próxima declaração, no ano que vem.

A utilização do Orçamento, inclusive, irá facilitar suas próximas declarações anuais de Imposto pois você terá organizados todos seus ganhos e gastos.


Não se afobe, não deixe para última hora, a correria poderá prejudicar seu planejamento.
Você pode, inclusive, entregar a declaração e a seguir organizar as ações de planejamento.


Agora a questão crucial:
Feito o planejamento financeiro o sucesso está garantido?


Depende de vocês, os requisitos fundamentais são:
Iniciativa e Perseverança.



 
Referência: Financenter.com.br
Autor: Benigno Ares
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :