Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Vai fazer um financiamento imobiliário? Conheça as armadilhas mais comuns 

Data: 11/06/2009

 
 

Com a crise financeira internacional, a ordem do governo é facilitar o crédito para que o brasileiro continue comprando. Diante disso, nos últimos meses, os anúncios de ampliação de prazos e diminuição de taxas de juros para os diversos tipos de financiamento têm se tornado constantes.

No financiamento imobiliário, não é diferente. Somente no mês de maio, três grandes bancos brasileiros apresentaram alterações nas suas regras de concessão para este tipo de empréstimo. Em meio a tanta oferta, é natural que o consumidor, mesmo no atual cenário econômico, se sinta à vontade para tomar crédito e comprar, enfim, a tão sonhada casa própria.

Contudo, alerta a Cadmesp (Consultoria em Financiamento Imobiliário), é preciso cautela na hora de assinar o contrato, pois um pequeno descuido pode significar um rombo maior no bolso, fazendo que o saldo residual seja o dobro do valor do imóvel, por conta de porcentagens e juros irregulares.

As armadilhas
Segundo a Consultoria, é comum que taxas ilegais presentes nos contratos passem despercebidas. É o caso, por exemplo, da taxa administrativa, cuja adição no contrato não está estabelecida por lei, mas, na maioria dos casos, aparece.

As taxas nominal e efetiva de juros também costumam dar problemas. Na primeira, os bancos costumam adotar porcentagens acima de 6%, ultrapassando o percentual permitido pela legislação. Na segunda, em grande parte dos contratos, não há taxas fixas ou demonstradas.

O mutuário também deve ficar de olho no valor cobrado pelo seguro, que deve ser calculado sobre o valor financiado, sem a adição de juros. Entretanto, diz a Cadmesp, muitas instituições usam o saldo total do empréstimo para calcular os juros, o que é errado.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisConceitos errados sobre planejamento fianceiro
Ações / Bolsa de ValoresAnalise o custo de oportunidade do seu investimento em ações
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Título V - Da defesa do Estado e das instituições democráticas »»» Capítulo III - Da segurança pública
Investimentos / FundosFundos imobiliários: como compor a carteira e o que considerar antes de investir?
Modelos de documentosContrato - Locação Residencial com Fiador
Dívidas / Endividado ?Dados da Serasa podem ser contestados
Negócios / EmpreendedorismoO entusiasmo do empreendedor
Negócios / EmpreendedorismoO sentido de equipe
Carro / VeículoPneus do carro sem a pressão correta aumentam gastos com combustível
Modelos de documentosContrato - Fiança