Consumidor - Crianças de 8 a 14 anos influenciam 67% das compras feitas pelos pais
De acordo com um levantamento realizado por Martin
Lindstrom e Patrica B. Seybold, 67% de todos os produtos e marcas comprados
pelas famílias (incluindo automóveis, celulares e eletrodomésticos) são
influenciados por crianças de 8 a 14 anos.
Conforme divulgou o Diário do Comércio, o estudo foi feito com milhares
de jovens dessa faixa etária em 70 cidades diferentes dos EUA, América do Sul,
Europa e Ásia, para ajudar a compor o livro BRANDchild.
Relação com as marcas
Segundo o livro, que aborda a influência desta nova geração sobre o consumo
global, 50% das crianças pesquisadas se mostraram muito sensíveis a marcas e
afirmaram buscar produtos que melhorem sua qualidade de vida.
Além disso, 84% dos entrevistados disseram que não comprariam marcas ou produtos
que não manifestassem uma séria preocupação com o meio ambiente, o que significa
que a nova onda ambientalista é praticamente liderada por essa geração.
Para Lindstrom, essas crianças representam um novo e poderoso grupo de
consumidores, diferente em muitos aspectos das gerações anteriores.
Jovens e a tecnologia
Ainda de acordo com o autor, os jovens entre 8 e 14 anos são capazes de dar
atenção simultaneamente para vários canais de comunicação. Isso porque eles
conseguem ver TV, ouvir música, responder e-mails, conversar em programas de
mensagem instantânea e falar ao celular, tudo ao mesmo tempo.
E, segundo o levantamento feito para a realização do livro, metade das crianças
desta faixa etária ao redor do mundo conecta-se à internet pelo menos uma vez
por dia e prefere ficar sem TV a ficar sem um computador com acesso à rede.
Jovens de 21 anos já fizeram 10 mil chamadas pelo celular
Uma curiosidade apontada pelo livro é o fato de que um jovem que tem 21 anos
hoje já passou 3.500 horas conectado à internet, fez 10.000 chamadas pelo
celular e trocou 25.000 mensagens eletrônicas (em e-mails, SMS e salas de
bate-papo).
Para as crianças que têm 8 anos atualmente, a previsão é que esses números
dobrem ou tripliquem quando os 21 anos forem alcançados.
|