Consumidor - Fã da praticidade? Saiba os cuidados a tomar na hora de comprar à distância
O método é fácil, cômodo, prático e rápido, mas requer
cuidados especiais e atenção. As compras à distância, pela internet ou pelo
telefone, exigem cautela e conhecimento para que o consumidor não caia numa
cilada e fique sem o produto e, pior, sem o dinheiro pago por ele.
Atualmente, com a finalidade de atrair clientes novos e fidelizar antigos, a
maioria dos serviços oferece a facilidade do delivery. Para ajudar na
hora da compra, a Pro Teste dá algumas dicas sobre como proceder e se assegurar
que o produto será mesmo entregue.
Conhecendo a empresa e o produto
Antes de clicar o "confirmar" ou aceitar as condições da venda, informe-se sobre
a empresa prestadora do serviço. Razão social, CNPJ, endereço e telefone são
importantes, caso seja necessário encontrar a companhia após a concretização do
negócio. Se a referência for apenas a caixa postal, fica bem mais difícil.
Solicite os dados do produto que pensa comprar, com especificações de modelo,
tamanho, cor, número de peças etc. Você precisará destes dados para conferir o
material na hora da entrega.
Guarde todos os comprovantes, material publicitário, documentos da internet,
para poder comprovar toda a negociação, caso haja algum problema.
Pagamento e entrega
Se possível, sempre pague o produto no ato da entrega. Assim poderá confirmar se
está recebendo exatamente o que pediu. O cheque deve ser nominal à empresa e
cruzado. Confirme quem é o responsável pelo pagamento do frete.
Na entrega, olhe o produto com cuidado, teste o funcionamento, manual, garantia
etc. Caso não esteja em conformidade ou não seja o que foi combinado, não
receba.
No caso de recusa, anote no verso do documento de entrega o motivo pelo qual não
aceitou o produto e entre em contato com a empresa pedindo uma solução.
Devolução e Cancelamento
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo produto, independente de
apresentar defeito ou não, pode ter a compra cancelada, caso tenha sido feita
fora do estabelecimento comercial. O prazo para desistência é de sete dias,
contados a partir da entrega.
O pedido de cancelamento deve ser feito à empresa por meio de carta com um aviso
de recebimento (AR).
O valor pago deve ser devolvido e os cheques não compensados, restituídos.
|