(tradução/adaptação de um artigo do Norwich Bulletin, por Karen Caffarini)
Os consumidores estão cada vez mais fazendo os seus cartões de crédito
trabalharem para eles, ao escolher aqueles que oferecem algum tipo de
recompensa, tais como milhagem, produtos ou dinheiro. Com cerca de 1,8 bilhão de
participantes de programas de fidelidade nos EUA, afirma Kelly Hlavinka, uma
especialista da indústria de fidelidade, há inúmeros cartões com recompensas
disponíveis. Faça seu dever de casa e garanta que está obtendo o melhor para
você pelo melhor custo.
Faça as contas
Hlavinka, uma diretora da Colloquy, que se descreve como a voz da indústria
de fidelidaade, disse que você primeiro deve procurar saber se há uma anuidade
do cartão. E, se há, o que é oferecido de voltda por esse valor. Calcule se você
ganhará o suficiente em prêmios para cobrir a anuidade, que pode ser até mais de
100 dólares/ano. Se o cartão não tem anuidade, cheque a taxa de juros – algumas
vezes elas são ligeiramente mais altas como compensação.
Pegue o dinheiro
Henry Helgeson, co-CEO da Merchant Warehouse, uma fornecedora de
processamento de pagamentos para a indústria de cartões de crédito sediada em
Boston, disse que algumas empresas de cartões de crédito enviarão a você um
catálogo cheio de produto que você pode obter com os pontos que ganhou a cada
vez que usar seu cartão de crédito (geralmente um ponto por dólar gasto). “Este
é um uso muito ineficiente de pontos”, disse ele. Você pode ganhar mais pegando
um certificado de presente para usar em uma grande loja, ou trocar por dinheiro.
Descubra as “pegadinhas” do resgate
Verifique se os pontos têm prazo de expiração e se há custo para resgatá-los.
Considere se você sera capaz de ganhar pontos suficientes para atingir seu
objetivo antes que expirem, alerta Hlavinka. Já Helgeson destacou que, em alguns
programas,você não ganha nada até atingir um determinado nível (no início do
Smiles, você tinha que acumular 25 mil milhas antes de ter direito a bilhetes
grátis). Disse também que prêmios mais frequentes de valores menores podem ser
melhor para algumas pessoas.
Multiplique seus pontos
Descubra instâncias nas quais você pode dobrar seus pontos, ou mais, de
acordo com seu estilo de vida. Hlavinka lembrou, por exemplo, que o cartão
American Express Zinc tem um “Eco pack”, que permite aos portadores ganhar o
dobro de pontos em lojas “verdes” e um”Restaurant Pack” que acelera os ganhos em
restaurantes. Alguns cartões também dão vantagens se você coloca combustível em
determinados postos.
Seja flexível
Helgeson disse que algumas pessoas procuram um cartão para propósitos
específicos, como ajudar a pagar uma viagem ou comprar um carro novo. Nesses
casos, os cartões de afinidade de companhias aéreas e montadoras de automóveis
são adequados. Mas ele recomenda soluções mais flexíveis como os cartões de
bandeira que oferecem uma variedade de opções, incluindo descontos em hotéis,
locadoras de automóveis e companhias aéreas.