Apesar de ainda ser pouco comum no Brasil, o home office já vem sendo adotado
por algumas empresas, que o utilizam para departamentos específicos ou para
alguns profissionais.
Neste segundo caso, conforme explicam especialistas ouvidos pelo portal
InfoMoney, características como disciplina e foco em resultados contribuem para
que a empresa dê o privilégio para determinado profissional.
“O profissional precista ter boa gestão do tempo, disciplina, organização e
foco em resultados”, ressalta o headhunter e professor de gestão de RH (Recursos
Humanos) da Veris Faculdades, Cristiano Luiz Rosa.
A gerente executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Priscilla Telles,
concorda e acrescenta: “não é todo mundo que tem o perfil para trabalhar com
home office (…) Este profissional, muito mais do que outros, precisa ser
comprometido, automotivado e ter alta produtividade”.
Home office
No geral, explica Luiz Rosa, as empresas adotam o home office por conta do
menor custo, no que se refere à infraestrutura e pelo fato de que isso diminui
os gastos com pessoal, visto que é necessário um quadro efetivo menor de
funcionários para dar suporte à equipe, por exemplo.
Para o profissional, completa Priscilla, trabalhar em casa permite um melhor
equilíbrio entre vida pessoal e profissional, já que a pessoa consegue
administrar melhor a rotina doméstica e o trabalho.
Por outro lado, alerta, quem trabalha em casa deve se policiar para não
deixar que a vida doméstica atrapalhe a produtividade. Assim, aconselha, é
interessante que a pessoa trabalhe em um ambiente adequado, isolado de barulho e
crie uma rotina profissional.
Além disso, lembra o professor da Veris, é importante manter o contato com os
colegas da empresa, uma vez que no mundo atual é essencial ter um bom
networking. Neste sentido, aconselha, o profissional deve procurar comparecer a
happy hours, bem como não faltar às reuniões da empresa, por exemplo.
Líder
No que diz respeito ao líder, finaliza a gerente executiva da Ricardo
Xavier, é imprescindível que ele seja transparente com a equipe, colocando de
forma clara os motivos que levaram um e não outro profissional a ser convidado
para trabalhar de casa, evitando assim ciúmes entre os colegas de trabalho.