Para que uma empresa obtenha sucesso, alcance seus objetivos e se mantenha
competitiva no mercado, um fator torna-se indispensável: a elaboração de uma
estratégia organizacional. Dentro desse contexto a presença do profissional de
RH é fundamental, pois será essa a área que contribuirá para o alcance dos
objetivos corporativos e, ao mesmo tempo, buscará atender às necessidades dos
colaboradores.
A vantagem de se elaborar um planejamento estratégico em RH é que através
dessa ação a empresa poderá garantir o alinhamento das ações voltadas para a
Gestão de Talentos com a estratégia e o negócio da organização,
conseqüentemente, com o alcance dos resultados. Segundo Daniele Fonseca,
consultora da CC&C Gestão de Pessoas e mestre em Administração/Gestão
Estratégica das Organizações, é importante que a empresa dê um caminho a ser
trilhado pelas pessoas que vão executar o processo. "O planejamento, inclusive,
é essencial para estabelecer os indicadores de resultados", complementa.
Não existe um momento exato para a elaboração de um planejamento estratégico
de RH, pois isso irá depender de cada organização. Quanto mais conhecimento
sobre o que se é e o que se quer, mais rápido o planejamento é realizado. O
tempo que será gasto na estruturação desse trabalho também irá variar de acordo
com o nível de conhecimento e a metodologia usada pela organização. Geralmente,
as empresas fazem a elaboração desse trabalho no quarto trimestre de cada ano. É
importante destacar que mesmo os planejamentos plurianuais devem ser revistos
periodicamente, para que possam ser adequados às variações do mercado e à
conjuntura da própria corporação. De acordo com Daniele Fonseca, durante a
estruturação dessa ação é indispensável que estejam presentes a diretoria da
empresa, o gestor de Recursos Humanos e os demais profissionais envolvidos no
planejamento estratégico da organização.
O primeiro passo para a área de RH elaborar um trabalho consistente é
conhecer o negócio e o contexto da organização, ou seja, o mercado, as
tendências e a concorrência. Outro fator relevante é manter um estreito vínculo
das ações propostas com os valores e a missão da empresa, pois isso irá
demonstrar que a área de RH realmente conhece as necessidades dos colaboradores
e, para isso, o RH precisa conversar e estar perto dos funcionários.
Durante a elaboração do planejamento estratégico, a área de RH precisa
conhecer os recursos disponíveis, a equipe envolvida no processo, as
possibilidades de inovação e as possíveis mudanças no negócio em curto, médio e
longo prazo, além de observar a viabilidade de investimento do tempo que será
exigido dos profissionais de outras áreas. A consultora destaca, ainda, que
outro aspecto a ser levado em consideração e de fundamental importância é
respeitar a cultura organizacional. "Se desejarmos que essa cultura seja
modificada, é preciso pensar que essas ações devem ser privilegiadas no
planejamento e devem ocorrer de forma gradativa", ressalta, ao reforçar que as
todas as etapas de um planejamento estratégico em RH são importantes e devem ser
realizadas de forma integrada e harmônica.
Quando questionada sobre o motivo que leva muitas empresas a deixarem o
planejamento estratégico "no papel", Daniele Fonseca explica que isso
normalmente ocorre pelo fato da área de RH não contar com o patrocínio da
direção. "Entendo que o planejamento estratégico não deve ser feito somente pela
área de Recursos Humanos, mas ser uma ação vinculada à estratégia entendida de
forma ampla", afirma. Outra questão que traz problemas ao êxito do trabalho é a
falta de comunicação. Quando o planejamento estiver concluído, por exemplo, é
preciso informar aos colaboradores a visão sistêmica sobre o que será feito e o
motivo que levou a empresa a tomar determinada decisão. Dessa forma, todos os
profissionais compreenderão os limites de atuação e tomarão conhecimento sobre o
que será atingido no período estabelecido.
Inclusive, ela dá dicas para que os profissionais de RH não vejam o
planejamento estratégico da área esquecido em alguma gaveta. "Foquem o negócio.
Não sejam assistencialistas ou paternalistas. Mensurem resultados. Comprometam a
direção e os profissionais envolvidos na estratégia, comuniquem com
assertividade. Usem o planejamento como guia para tomada de decisão", finaliza.