Consumidor - Compras coletivas: saiba quais cuidados tomar antes de comprar uma promoção
Os sites de compras coletivas se tornaram um dos canais preferidos dos
consumidores que navegam na internet em busca de produtos com descontos. A
ferramenta, no entanto, ajudou a disseminar as compras por impulso.
Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), atraso na
entrega de produtos e até mesmo cláusulas contratuais abusivas são alguns dos
problemas enfrentados pelos consumidores, por isso, antes de comprar qualquer
produto ou serviço é necessário tomar alguns cuidados.
De olho nos detalhes
Para evitar dores de cabeça com a compra de produtos ou contratação de
serviços em sites de compras coletivas, o Idec separou algumas dicas importantes
para o consumidor:
- Antes de se cadastrar em um site,
leia seus termos de uso e sua política de privacidade. Antes de efetuar a
compra, leia também as perguntas frequentes, pois elas podem esclarecer
eventuais dúvidas.
- Antes de optar por um produto ou
serviço, navegue pelo site. Dessa forma será mais fácil entender a dinâmica
da empresa.
- Assim que escolher a oferta,
verifique se ela traz informações essenciais, como preço integral, preço com
desconto, percentual do desconto, quanto tempo falta para a promoção
expirar, o número mínimo de compradores exigidos e quantas pessoas já
compraram.
- Evite compras por impulso. Para isso, é necessário ler as
características do produto ou serviço, além das condições de compra, sendo
possível avaliar se elas atendem suas necessidades.
- Outro fator importante é se atentar para algumas restrições, como
agendamento prévio, horários e dias específicos, quantidade de
acompanhantes, capacidade do local e estoque do produto.
- Verifique se as informações de identificação do fornecedor estão
disponíveis. Em seguida, acesse o site da empresa e procure os termos de
uso, CNPJ, telefone e endereço físico. Além disso, certifique-se que o
produto vendido na promoção é o mesmo apresentado pelo fornecedor e compare
o preço da oferta com o praticado pelo fornecedor.
- Fique atento ao prazo de utilização do cupom de desconto. Ele pode
variar de semanas a anos. Avalie se conseguirá utilizar o produto ou serviço
no prazo estipulado.
- Em caso de arrependimento, o cupom poderá ser devolvido em até sete
dias, com a garantia prevista em lei de ressarcimento do valor pago. Caso a
empresa não informe o direito de arrependimento, envie um e-mail ou preencha
o formulário disponível no Fale Conosco, requisitando a devolução.
- Veja se há taxa de entrega e se ela está inclusa do preço, ou se para
isso existe alguma taxa extra.
- Se em 24 horas não for recebida a confirmação de validação da oferta ou
aviso de não validação, entre em contato com o site. Lembre-se que caso o
número mínimo de compradores não for atingido, o valor deverá ser devolvido
automaticamente.
- Informe-se sobre o tempo estipulado para a impressão do cupom, ou se ele
poderá ser impresso a qualquer momento, e se ainda é possível mostrá-lo no
celular, smartphone ou tablet.
- Não aceite qualquer tipo de discriminação por estar usando um cupom de
desconto. Caso tenha problemas, recorra aos órgãos de defesa do consumidor e
à justiça.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Equipe InfoMoney
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