Todos os levantamentos sobre hábitos do brasileiro na internet mostram que o
número de pessoas que utilizam redes sociais é imenso. Por isso, ambientes como
Orkut, Twitter e Facebook têm se tornado, a cada dia, grandes mundos virtuais
paralelos. No entanto, engana-se quem acha que a vida online se encerra nas
fronteiras da web. Com o volume cada vez maior de pessoas interagindo nesses
ambientes, crescem exponencialmente as possibilidades de relacionamento no mundo
real, inclusive com objetivos profissionais.
Na visão do consultor em Gestão Empresarial, Paulo Queija, diretor da MQS
Consultoria, "manter-se em constante exposição utilizando a força das redes
sociais e dos recursos de uma comunicação imediata proporcionados pela internet"
é hoje uma das melhores estratégias para profissionais alcançarem mais
facilmente uma posição no mercado.
"A rede de contatos, o chamado networking, precisa ser nutrida. Acionar seus
contatos somente quando precisa de algo demonstra certo egoísmo e pode arruinar
sua rede", afirma Queija.
Segundo o consultor, é importante manter os contatos sempre ativos.
"Conversar por e-mail, telefone, MSN, ou mesmo através das redes sociais mantém
a troca ativa e faz com que se construa uma relação de dupla mão. As redes
sociais proporcionam uma exposição interessante tanto para a busca como para a
manutenção de contatos", afirma Queija.
O consultor diz, no entanto, que o grande desafio do profissional é
administrar o tempo e inserir naturalmente em sua rotina o uso das redes, sem
excluir os contatos ao vivo. "Há opções variadas para explorar esses ambientes,
como o Linked In, Viadeo, Xing, Ziki, Plaxo e o Naymz. É importante, também,
utilizar as redes sociais públicas como ferramenta de uso profissional como o
Facebook e o MySpace", explica.
Paulo Queija ressalta ainda que, além da administração do tempo, o candidato
deve escolher bem quais desses recursos na web se encaixam no perfil da vaga que
procura, pois as empresas estão cada vez mais acompanhando o comportamento
virtual dos aspirantes a oportunidades no mercado. "É preciso apurar as
informações e conhecer as redes sociais que vão lhe trazer mais resultados no
perfil de emprego que quer conquistar", afirma o consultor.