Banco / Cheque / Conta - Conta-corrente: conheça os serviços gratuitos que existem no mercado
Os gastos com tarifas e serviços bancários, ao final de um ano, podem somar
uma quantia significativa. Contudo, ao contrário do que muita gente pensa, neste
quesito também é possível economizar e a solução não é a troca de instituição
bancária.
De acordo com a Pro Teste – Associação de Consumidores, muitos clientes
desconhecem a lista de serviços gratuitos que os bancos devem oferecer ao
consumidor e acabam gastando mais do que o necessário.
Assim, vale a pena conhecer quais são os serviços que, independentemente da
instituição, você tem direito sem qualquer custo para isso.
Serviços gratuitos
O valor de um pacote bancário varia de acordo com o perfil da cesta de
serviços. Contudo, em toda instituição existe o perfil básico, que oferece
gratuitamente uma série de serviços ao usuário. Veja quais são a seguir:
- Fornecimento obrigatório de um cartão com a função débito;
- Disponibilidade de dez folhas de cheques por mês, desde que o
correntista reúna os requisitos necessários a sua utilização, que variam de
instituição para instituição;
- Envio de uma segunda via do cartão de débito, exceto nos casos de
pedidos de reposição formulados pelo correntista, por conta de perda, roubo,
danificação, entre outros;
- Realização de até quatro saques por mês em guichês de caixa, inclusive
por meio de cheque ou de cheque avulso em terminal de autoatendimento;
- Realização de qualquer consulta por meio da internet;
- Duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por
mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento ou mesmo pela
internet;
- Compensação de cheques;
- Envio, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado do ano
anterior, discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior em
conta-corrente de depósitos à vista ou em conta-corrente de depósitos de
poupança.
Como escolher a cesta ideal?
Apesar de os bancos serem obrigados a oferecer o perfil básico e este não
possuir custo, ele pode não ser vantajoso para todos. Isso porque, ultrapassados
os limites mensais de cada serviço, o cliente paga pelo excedente, o que pode
ser oneroso, se o número de serviços utilizados for muito maior.
Dessa forma, para escolher a cesta de serviços ideal, procure listar tudo o que
usou de serviços bancários nos últimos dois meses. Assim, será possível estimar
o número realizados de saques, transferências, consulta de extratos impressos no
caixa eletrônico, entre outros, e escolher o melhor pacote para o seu perfil.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Gladys Ferraz Magalhães
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