Escrever sobre aquilo que gosta, da sua própria casa, sem ter preocupações
com horários e ainda ganhar algum dinheiro com isso. Não são poucas as pessoas
que se aventuram no universo dos blogs como um passatempo e acabam enxergando na
blogosfera uma oportunidade de renda extra.
Mesmo com a proliferação das redes sociais, os blogs ainda são utilizados por
muitos internautas como uma importante ferramenta de comunicação e divulgação de
ideias. “Hoje fala-se muito da 'morte dos blogs', mas não acho que vá ser assim.
Acho que cada formato serve para comunicações diferentes”, afirma a a professora
de novas tecnologias da comunicação da Faculdade Casper Líbero, Daniela Osvald
Ramos.
“Algumas coisas que as pessoas publicavam em blogs, hoje se publica no Facebook,
por exemplo. Mas outras coisas não, textos mais longos, por exemplo. E acho que
as redes sociais servem também para disseminar conteúdos que estão nos blogs”,
completa.
Para o especialista em marketing e consultor de comunidades virtuais Tiago
Amaral, criador do blog "1+1>2", os blogs são uma “evolução”, uma maneira
diferente que as pessoas e as empresas têm para falarem com o seu público. “O
mais importante é a forma de se comunicar, é se comunicar bem com seus clientes,
parceiros e público-alvo”, acredita.
Fórmula
Mas não se engane. A fórmula do sucesso dos blogs não é simples. Dedicação,
informação e estudo são apenas alguns dos itens apontados por blogueiros de
sucesso para se dar bem com esta ferramenta.
“O negócio é muito mais complicado do que parece. É preciso atualizar todos os
dias, ler fóruns na internet, saber pelo menos o básico de linguagem HTML e
saber ler em inglês, já que grande parte da literatura sobre o assunto está
nessa língua”, afirma o jornalista Rodrigo Borges, criador dos blogs “Esporte
Fino” e “Oragoo".
O jornalista começou a se interessar por esse formato em 2002, sem nenhuma
pretensão inicial. “Em 2006 comecei a ver que tinham alguns blogueiros que
ganhavam dinheiro com isso, principalmente nos Estados Unidos”, diz.
Naquele ano, ele criou o blog “Estado de Circo”, que ficou no ar até o ano
passado. “Foi o primeiro blog que tive experiência de ganhar dinheiro. Sobrava
muito pouco, mas o blog se pagava”, afirma.
Mas ele afirma que para que o blog proporcione algum retorno financeiro, é
preciso ter uma audiência relevante. “Eu falo de, no mínimo, 2 mil visitantes
únicos por dia. E com isso, o blog vai, no máximo, se pagar”, diz.
Segundo Borges, que já chegou a ter em seus blogs banners publicitários da Vale
e da Adidas, uma das maneiras mais comuns de ganhar dinheiro é através de uma
ferramenta chamada Google AdSense, que possibilita ao criador da página inserir
publicidade e receber um valor por cada acesso aos links.
“Conforme o leitor entra em determinado anúncio, é calculado um valor de ratorno
para o blogueiro. Mas não há como saber de onde veio cada valor, depende do
anunciante”, afirma.
Ganha pão
Assim como aconteceu com Rodrigo, para a estudante de zootecnia Gislaine
Lima, criadora do blog Insoonia, as postagens também começaram sem grandes
pretensões. “Na época tinha muito tempo ocioso e criei com um único motivo:
ocupar meu tempo. Como tenho insônia, dei o nome ao blog e postava muito de
madrugada. Acabou que o blog, hoje, tem mais acesso durante a noite”, afirma.
E não são poucos os acessos à página criada por Gislaine. Atualmente, o Insoonia
possui média de 110 mil acessos únicos por dia e é atualizado de 4 a 5 vezes.
“Antes não passava de um passatempo. Hoje tornou-se meu ganha pão”, diz Gislaine.
O blog já conta com parcerias de algumas agencias de publicidade e é patrocinado
pela MTV (Music Television). “Também anunciamos algumas empresas por fora”, diz
a estudante, que se forma no final do ano e já faz planos de iniciar uma outra
faculdade.
“Pretendo cursar publicidade e propaganda no meio do ano. O blog me abriu muitas
oportunidades de emprego nesta área. Com certeza será a minha porta de entrada
para o mercado de trabalho”, afirma.
Vitrine
Para a beauty artist Paola Gavazzi, criadora do “Truques de Maquiagem”, o
blog é uma vitrine do seu trabalho.“No meu Studio de beleza atendo às clientes
pessoalmente, de modo físico. Pelo blog, falo com as pessoas virtualmente com a
mesma importância de instrução”, afirma.
Criado em 2007, a página surgiu como um complemento à comunidade do Orkut
lançada por ela três anos antes. “Na comunidade, eu respondia às dúvidas das
pessoas e explicava técnicas de maquiagem. Fez tanto sucesso que em 2007 lancei
o blog para atender melhor às pessoas com imagens, vídeos e outras coisas”, diz.
Quanto à renda obtida com o blog, Paola afirma que ganha muito pouco comparado
com seu trabalho atual. “O dinheiro acaba vindo de outras maneiras. Como é um
canal pessoal muito forte de mídia, toda a empresa e os negócios em volta acabam
crescendo”, afirma. “O contato com fornecedores melhora, parcerias em novos
projetos, enfim, o blog é um 'fermento' para tudo isso”, completa.
Tiago Amaral concorda que a divulgação do trabalho é uma das melhores maneiras
de lucrar de forma indireta com essas páginas na internet. “Os grandes
blogueiros ganham mais dinheiro indiretamente com o blog. Ou seja, eles usam
como uma ferramenta para ganhar vivibilidade e lucram com palestras, livros e
outras coisas da sua profissão”, afirma.
A professora Daniela concorda. “Muitas vezes, na internet , 'ganhar dinheiro'
tem a ver com divulgar uma imagem que se reverterá em ações de compra offline,
ou seja, é um outro tipo de investimento”, acredita.
Sucesso
Segundo Gislaine, do Insoonia, para ter um blog de sucesso são necessários 4
itens fundamentais. “Criatividade, originalidade, persistência e divulgação”,
lista.
Rodrigo Borges, do “Oragoo” e “Esporte Fino”, vai mais além. “É importante
escrever sobre assuntos relevantes e sempre tentar se antecipar a algum
acontecimento importante”, diz. “Imagina se, na semana passada, algum blogueiro
escrevesse sobre a aposentadoria do Ronaldo. Esse blog receberia muitas visitas
agora”, acredita Borges.
Por isso, para o jornalista, é importante se manter “antenado” com o que está
acontecendo e escrever sobre assuntos relevantes, que dispertem o interesse do
público. “Mas não adianta você escrever sobre alta-costura, só porque está na
moda, se você não tem nenhuma afinidade com o tema. O leitor não é bobo e
percebe isso facilmente”, ressalta.
Daniela aponta outros diferenciais. “Precisa ser um blog atualizado e divulgado
nas redes sociais”, diz. Além disso, ela cita o SEO (search engine optimization,
ou otimização de sites, usada para a página ser compreendida pelas ferramentas
de busca), como ferramenta importante para divulgação do blog.