MBA (Master Business Administration), especialização, mestrado, extensão,
intensivos e pós-MBA. Muitas vezes, o excesso de possibilidades de capacitação
deixa os profissionais confusos na hora de escolher a melhor forma de agregar
novos conhecimentos ou se atualizar sobre práticas na sua área de atuação.
O primeiro passo para acertar na capacitação é a definição das metas de carreira
por parte do profissional. Somente conhecendo onde cada um quer chegar,
conhecendo suas habilidades, certificados, conhecimentos e competências, é
possível saber que tipo de curso se enquadra na sua busca. A avaliação é do
presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta.
O especialista alerta que muitos profissionais, equivocadamente, fazem o caminho
inverso na rota capacitação-carreira, perdendo tempo e dinheiro. “A escolha não
pode ser de frente para trás. Os cursos, conhecimentos, capacitações não podem
ser realizados visando ganhos que não serão aplicados de forma concreta. Muito
do que se absorve em um curso desses, se não aplicado, se perde ou se esquece”,
avalia.
Momento
Entre as modalidades de educação e capacitação, pode-se afirmar que a mais
recente são os chamados Pós-MBA. São cursos de pós-graduação, para atualização,
voltados para profissionais que concluíram um curso de MBA, mas desejam se
aprofundar em determinado tema ou assunto. Têm um formato mais flexível e
duração reduzida, para se adaptarem aos moldes das carreiras de quem os busca.
O coordenador da área de Pós-MBA da FIA (Fundação Instituto de Administração),
Lindolfo Albuquerque, explica que, embora trata-se de um curso para ser
realizado após o MBA, a ementa é bem distinta. “Em vez de uma grade, o programa
é definido com sistema de créditos, ou seja, para cada tipo de atividade, o
aluno destina um número de créditos, e de acordo com as necessidades de
aprendizado o executivo evolui sua formação”.
Na FIA, os alunos contam com o suporte de tutores, espécie de “guias”, que
ajudam a construir um caminho de conhecimento que atenda exatamente a demanda do
executivo. Além do plano individual, os profissionais podem optar por
participação em seminários, fóruns, conferências e até viagens internacionais.
Apesar de reconhecer a necessidade de constante busca por conhecimento por parte
dos profissionais, Villela da Matta aponta que, antes de tomar a decisão de
entrar em um novo curso de MBA, pós-graduação ou até atualizar-se via pós-MBA, o
profissional deve se perguntar, “o que exatamente de novo eu busco e esse curso
pode me oferecer?”. A avaliação é que muitas vezes o conhecimento proporcionado
por escolas de gestão não é exatamente novo ou interessante para a realidade do
aluno.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, muitas vezes em função
do alto valor investido pelos alunos de cursos como os de Pós-MBA, eles acabam
nutrindo uma expectativa muito grande de retorno, que pode não se concretizar.
“Por isso, a importância de o executivo traçar seus objetivos e, a partir daí,
ser orientado para alcançá-los”, defende.
Perfil
Albuquerque ressalta que o preço dos cursos de pós-MBA é semelhante ao dos
cursos de MBA, com a diferença de possuir uma carga horária bastante menor.
“Vejo que o aluno busca o pós-MBA com mais foco, para atualizar um conhecimento,
incrementar uma experiência. Como propõe uma abordagem mais específica, tem um
nível mais aprofundado de alunos, geralmente em cargos de gerência ou direção”,
analisa.
Poucas instituições oferecem cursos de pós-MBA no mercado brasileiro e, na
avaliação do coordenador do pós-MBA da FIA, essa realidade não deve sofrer
grandes alterações no futuro. “É um curso que, além de demandar altos custos,
tem um público relativamente menor que o dos MBAs. Não creio em um boom como
aconteceu com os MBAs recentemente”, projeta.