Os profissionais estão cada vez mais habituados a terem de realizar tarefas
que necessitam de máxima urgência. Contudo, segundo alertam especialistas, o
costume de líderes e gestores de pedirem tudo “para ontem” pode impactar o
rendimento dos colaboradores.
De acordo com a consultora em RH (Recursos Humanos) do Grupo Soma
Desenvolvimento Corporativo, Juliana Saldanha, as tarefas urgentes sempre irão
existir, entretanto é necessário que elas não sejam banalizadas. “Líderes e
gestores precisam dar o valor real à palavra urgência (…) Muitas vezes,
solicitações simples são tratadas como urgentes”, diz ela.
Impactos
Ainda segundo Juliana, a questão da urgência nas corporações é algo novo,
que surgiu em consequência do desenvolvimento da tecnologia da informação, que
traz tudo em tempo real, obrigando as pessoas a fazerem muita coisa em pouco
tempo. Aliado a isso, explica ela, está a falta de planejamento e de estratégia
de profissionais e organizações.
“Existe uma grande pressão por metas, mas falta estratégia”, ressalta. Desta
forma, os profissionais podem apresentar queda no rendimento, por conta,
sobretudo, da falta de foco.
A gerente de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos,
Melina Graf, concorda e diz ainda que os profissionais podem perder qualidade
nos resultados, além de poderem apresentar problemas de saúde por não
conseguirem estabelecer uma rotina. “O profissional passa a não ter prioridades
e não consegue estabelecer uma rotina, o que acaba diminuindo a performance”,
ressalta Melina.
O que fazer?
Para tentar reverter a situação, a gerente de planejamento de carreira da
Ricardo Xavier Recursos Humanos aconselha que os profissionais chamem o líder
para uma conversa para estabelecer o que é prioridade e conseguir organizar suas
tarefas.
Em contrapartida, diz ela, os líderes devem observar se os profissionais não
estão sobrecarregados e reavaliar as atribuições de seus colaboradores.
No mais, segundo o especialista em gerenciamento do tempo e produtividade
pessoal e empresarial, Christian Barbosa, para não ficarem sujeitos às
urgências, os profissionais podem tomar as seguintes atitudes:
- Mostre planejamento sempre, pois quanto mais perdido estiver, mais
sujeito às urgências estará;
- Se a urgência é gerada por falhas de comunicação, comece a redigir
e-mails de maneira mais estruturada, com uma seção de próximos passos
destacada;
- Quando a urgência é gerada pela ausência ou falhas de processos, envie
um e-mail ao gerente pontuando o problema e liste as últimas ocorrências da
urgência;
- Faça um relatório mensal com uma coluna para as demandas urgentes e as
importantes que lhe forem solicitadas e exponha os dados para o seu
superior, apontando sugestões de melhoras para o próximo mês. A medida, diz
Barbosa, mostra profissionalismo e preocupação em um trabalho sério para
ambos.