Você dirige alguma equipe? Considera-se um bom gestor, mas deseja tornar-se
um líder eficaz? Pois, saiba que muita gente que ocupa cargo de direção acaba
acomodando-se e se achando o rei da "cocada preta". Daí, o tempo passa e quando
acorda para a realidade já é tarde demais e o recomeço é quase sempre cruel.
Você, por exemplo, já trabalhou ou atua em alguma empresa em que o seu
superior, quando tem que comunicar mudanças, começa a reunião mais ou menos
assim: "Bom dia. Hoje temos um importante comunicado a fazer: a nossa diretoria
resolveu que devemos a partir de agora..."? Ou, então, assim: "Bom dia. O nosso
gerente geral achou por bem mudar a nossa política comercial a partir de hoje"?
Para esse tipo de gente, a responsabilidade pelas mudanças nunca é sua e sim
dos superiores. É um chefe do tipo bom camarada, amigão, boa praça. Procura
estar sempre ao lado de seus subordinados em festas, almoços, jantares,
confraternização etc. Nunca contraria as vontades coletivas dos subordinados e
recorre às "amizades", para saber como anda o seu prestígio.
Normalmente, é bem articulado e hábil comunicador. Ele sabe usar a energia e
o entusiasmo para convencer a sua audiência. Fala tudo que acontece e que a
equipe quer ouvir, mas quase ninguém dá a mínima para o que ele diz e quase nada
acontece. Ele não costuma cuidar bem dos processos, daí a área que dirige ser
desorganizada, visto que todos tentam resolver tudo, quase ninguém se entende e
os conflitos são comuns. Além do mais, ele vive "apagando incêndio" e quando
cobrado pelos superiores tem sempre uma boa justificativa, na ponta da língua,
para explicar suas ineficiências.
Esse tipo de gestor está sempre pronto para comunicar as mudanças, mas nunca
está disposta a explicá-las. Além disso, o insucesso é culpa dos outros e as
boas ideias sempre são suas. Como nem sempre está atento para aprender com as
mudanças, dificilmente tornar-se-á um líder. O mais provável é que continue
agindo como o chefe de sempre. Afinal de contas, nos ensina Croft M. Pentz: "A
pessoa torna-se sábio, observando cuidadosamente o que acontece quando ele não
é".
Para evitar a arapuca dos que se acham acima do bem e do mal e se tornar um
líder vencedor e admirado, o gestor deverá agir com sabedoria, recorrendo aos
seguintes princípios:
1. Explique detalhadamente o que pretende, mas não diga como a tarefa deverá ser
realizada - As pessoas inteligentes não acreditam em mensagem que são
comunicadas. Elas desejam entender a razão das mudanças.
2. Use o conhecimento e não a hierarquia - Pessoas inteligentes não se
impressionam com títulos.
3. Diga o que fazer, mas não como quer que seja feito - Pessoas inteligentes
gostam de ser desafiadas, encontrar os seus próprios caminhos e se sentirem
úteis.
4. Identifique talentos abandonando velhos paradigmas - Não se impressione com
os candidatos de boa formação. Nem sempre as pessoas com mais capacidade de
agregar valor são aquelas melhor educadas ou com mais títulos.
O fato é que os chefes comunicam já os líderes explicam. Pense nisso e ótima
semana!