Demitir um profissional não é uma nada agradável. Por ser um momento
considerado negativo e que envolve emoção, é necessário ter calma.
A realização desse processo deve ser conduzida de maneira cuidadosa,
considerando todas as implicações humanas, trabalhistas, além do impacto que
causará à empresa. O diretor de Projetos da Ricardo Xavier Recursos Humanos,
Vladimir Araújo, explica que um plano bem elaborado deve começar com o seguinte
questionamento: Como gostaria que agissem comigo, em caso de uma demissão?
“Uma vez respondida esta pergunta, entendemos que um bom passo tenha sido
dado no sentido de uma dissolução harmoniosa, oferecendo um tratamento digno e
respeitoso. Além disso, deve estar amparado em um consistente processo de
planejamento e comunicação, bem como respeito ao individuo”, afirma.
O especialista declara que os motivos do desligamento devem ser apresentados
ao profissional de forma clara e objetiva. Para tanto, deve-se reunir material
necessário para esclarecimentos, incluindo avaliações de performance, caso a
empresa as utilize.
O que evitar?
Araújo indica 15 erros que devem ser evitados ao demitir um
profissional da equipe:
- Não planejar o processo de desligamento e suas implicações;
- Deixar de fornecer esclarecimentos quanto ao verdadeiro motivo do
desligamento;
- Comparar o demitido com outros integrantes da equipe;
- Delegar a comunicação do desligamento para outro líder;
- Não fazer avaliações periódicas que permitam ao funcionário corrigir
possíveis erros que esteja cometendo;
- Não saber explicar ao demitido quais são os próximos passos do processo
- tramite interno;
- Não saber apresentar quais são os direitos trabalhistas;
- Criar expectativas de que o profissional poderá ser recontratado no
futuro, quando isso não for verdade;
- Efetuar o desligamento logo após a volta das férias;
- Realizar a comunicação sobre o desligamento no fim do expediente;
- Efetuar o desligamento em datas marcantes, como no caso do aniversário
ou Natal;
- Realizar o desligamento na presença de outras pessoas;
- Não permitir que o demitido se manifeste após deixar claro que o caráter
da ação é definitivo;
- Acompanhar, de forma ostensiva, o demitido, durante o período que
permanecer na empresa;
- Cortar acesso ao restaurante, computador, sem avisar previamente.
Comunicação com outros profissionais
Antes que a notícia se espalhe de forma errada, tornando-se fofoca, é
indicado que se explique aos outros profissionais, de maneira breve e objetiva,
a causa da demissão. É importante estar atento para não expor a pessoa demitida,
explicando apenas o necessário.
Após o processo de demissão do funcionário, deve-se refletir sobre o assunto,
enxergando que o erro pode não ter sido somente de quem foi demitido, mas também
da empresa, que não soube escolher a pessoa certa para desenvolver aquela
função, ou até mesmo do próprio líder, que não soube treinar e controlar. Com
essa avaliação, é possível evitar futuros aborrecimentos.