Você sabe o que é gestão descentralizada? Talvez você não conheça pelo nome,
mas já deve ter ouvido falar de empresas em que os profissionais têm mais
liberdade para agir, entretanto têm mais responsabilidades. Esse modelo foi
adotado por empresas como Google, Dell, Novartis e Toyota.
O sócio-diretor da consultoria de gestão Muttare,Tatsumi Roberto Ebina,
explica que, para entender essa forma de gestão, é necessário comparar,
diretamente, como o modelo tradicional, o qual ele denomina de "comando e
controle".
“No sistema de 'comando e controle', existe uma hierarquia burocrática. O
trabalho do profissional é voltado para a satisfação do líder, e não do cliente.
As pessoas não podem tomar decisões sem consultas. Além disso, os profissionais
têm medo de errar por causa da punição que podem ter”, afirma Ebina.
Ele acrescenta ainda que, com essas atitudes, o clima organizacional fica
ruim e, muitas vezes, prejudica os negócios realizados pela empresa, além de
criar um clima desmotivador, principalmente para os profissionais que ocupam
cargos mais baixos, que buscam ascensão.
O papel do líder
Segundo Ebina, o gestor na gestão "comando e controle, denominada
centralizada, é considerado um chefe, não um líder. Já na gestão
descentralizada, esse profissional tem como principal papel ser motivador de sua
equipe.
“No 'comando e controle', o líder fica apagando incêndio. Na gestão
descentralizadora, o líder motiva os outros e incentiva os profissionais a
tomarem decisões. Ele faz com que as pessoas se desenvolvam o máximo que
puderem”, diz.
Confiança
Para alterar uma estrutura organizacional, da gestão centralizada para
a descentralizada, é necessário adotar um valor fundamental: a confiança.
"O modelo de gestão descentralizado permite que as pessoas atuem com
autonomia e respondam por suas decisões, mas tudo isso só é possível se for
baseado na confiança", finaliza Ebina.