Carreira / Emprego - Comportamentos que atrapalham a promoção no trabalho
Existem alguns comportamentos que podem fazer com que a já evidente promoção
no trabalho não aconteça. Muitas vezes, a culpa é do próprio profissional, que
se autoboicota, de acordo com a professora da FGV (Fundação Getulio Vargas) e
especialista em comportamento corporativo, Daniela do Lago.
“A promoção depende muito do próprio esforço, mas depende muito mais de a
pessoa mostrar que possui um perfil condizente com a filosofia da empresa em que
atua”, afirmou.
“Nem sempre a pessoa que mais faz horas extras, por exemplo, é a que traz
mais resultados para a empresa. Na tentativa de mostrar-se esforçado e
comprometido com o trabalho, o profissional pode estar sendo visto como
desorganizado e lento”, completou.
Comportamentos para serem evitados
Confira, abaixo, quais comportamentos que devem ser evitados, para que o
profissional consiga a promoção:
- Complexo de hora extra: foi-se o tempo em que a
qualidade do trabalho era medida pelo tempo gasto com ele. Ao contrário
disso, a imagem que se passa é de incapacidade de organizar o próprio tempo
e executar as atividades focado em resultados. “Ocupação não significa
eficiência”, diz Daniela.
- Bajulação: “Nem sempre a bajulação é algo positivo.
Pelo contrário, com o decorrer do tempo, as pessoas não vão querer mais a
opinião deste bajulador, por julgar que o mesmo não tem senso crítico e, por
isso, sua opinião não deve ser levada em consideração”.
- Timidez em excesso: na dose certa, ela não prejudica,
mas não pode ser uma barreira para o alcance dos resultados. Para isso,
aposte na autoconfiança. “Pessoas autoconfiantes encontram mais facilidade
no mundo corporativo. Geralmente elas sabem o que querem e vão em busca de
seus objetivos”, disse a professora da FGV.
- Ser sempre do contra: divergir é algo que requer
equilíbrio e senso crítico. Discordar é diferente de ser sempre do contra.
- Deixar de fazer um planejamento: ele é imprescindível
para quem quer uma promoção e o sucesso na vida profissional. Não adianta
somente desejar ser promovido; deve-se planejar para que isso aconteça, o
que inclui identificar pontos fracos e fortes, para saber se posicionar em
oportunidades em que obterá valorização.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Flávia Furlan Nunes
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