A imaturidade emocional no ambiente de trabalho, se identificada, é
considerada um problema grave. Isso porque, dizem especialistas, ela pode
impactar os resultados da equipe e até mesmo a carreira do profissional.
De acordo com a gerente de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos,
Priscilla Telles, de modo geral, profissionais imaturos estão mais preocupados
com a própria visibilidade, sendo que são pessoas que não possuem paciência para
atingir objetivos.
Além disso, diz ela, estes funcionários possuem pouco senso corporativo, ou
seja, têm excesso de informalidade, não seguindo as normas da empresa; e são
excessivamente inseguros, visto que sentem sua posição constantemente ameaçada
pelos colegas.
No mais, acrescenta a consultora de RH (Recursos Humanos) do Grupo Soma, Jane
Souza, tais profissionais têm dificuldades para aceitar críticas e separar o
profissional do pessoal.
Líder
No caso de líderes emocionalmente imaturos, diz Jane, os prejuízos para a
empresa são ainda maiores. Pois, segundo ela, quando a imaturidade atinge o
chefe, além de impactar a produtividade, a empresa pode perder bons
profissionais.
Como líderes imaturos, dizem as especialistas, podem ser incluídos aqueles
que costumam criticar em momentos inadequados, chamar a atenção das pessoas na
frente de outros membros da equipe, além daqueles que demonstram preferência por
um ou outro funcionário e costumam avaliar levando mais em consideração o
pessoal do que o profissional.
Como lidar?
Assim, na opinião de Priscilla, a melhor maneira de lidar com um líder
emocionalmente imaturo é mostrar-se uma pessoa companheira. “Dessa forma, o
líder se sentirá menos ameaçado e se tornará uma pessoa mais maleável”, diz.
Já o líder que possui um funcionário imaturo, segundo Jane, deve tentar
ajudar este profissional a reconhecer suas limitações, mostrando por meio de
fatos concretos, para que a pessoa tente melhorar.
As causas da imaturidade
Ao contrário do que muitos possam imaginar, a imaturidade não está
preponderantemente ligada à idade, mas sim, às experiências e vivências daquele
profissional, tanto no âmbito pessoal como no profissional.
Por fim, dizem as especialistas, seja qual for a posição ocupada pelo
profissional, é importante que ele preste atenção às suas atitudes e tente
sempre desenvolver a capacidade analítica e a ponderação.