Carreira / Emprego - Quando eu vendo, o que o cliente compra?
Se eu vendo relógio, principalmente relógio de pulso, jamais o cliente irá
comprar a hora certa, jamais o controle do tempo!
Quando eu vendo treinamentos e palestras, o cliente nem imagina comprar somente
conhecimento: ele já está pensando quando e onde poderá usar tal conhecimento, a
tal "sacada", o "pulo do gato", etc. em benefício DELE! Ele pensa
incansavelmente em seu CRESCIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL.
Imaginando estar vendendo numa loja de celulares, viaje comigo a cada pessoa que
entra no estabelecimento. Permitir comunicação, independente de serem pré ou pós
pagos, todos fazem... Fotos, filmagens, TV acoplada e outros tantos recursos são
diferenciais atuais significativos. A decisão por um ou outro modelo, dentro de
uma categoria de preço da realidade de cada comprador, é puramente emocional.
"Qual modelo é mais condizente com minha personalidade? Qual elevará minha
auto-estima? Qual transmitirá o ! quanto sou bem sucedido?
"Lembro-me do lançamento do Star Tac da Motorola nos anos 90! Quem desfilava com
tal modelo na cintura era visto como profissional de destaque ou empresário de
sucesso!! Abrir o flip do Star Tac, puxar sua anteninha era quase um ritual
hollywoodiano! Paquerar com o celular na mão, mordendo a anteninha era comum nos
bares das grandes cidades...Paquera analógica!!!
Voltando ao relógio de pulso, todos informam hora e data. Alguns despertam,
cronometram, fazem cálculos, etc. Então qual o grande diferencial entre tantos
modelos? O grande diferencial é a sensação que passa ao seu dono, de poder, uso
de determinada marca, elegância atrelada ao seu estilo e, acima de tudo, status!
Interessante essa reflexão! Muitas vezes os profissionais da área comercial
durante o processo de venda, de oferta e até negociação, ficam somente
fundamentados no produto! Em outras, caem nos "Ps" de preço, prazo e "chafurdam"
num mundo raso de poucas argumentações, poucos apelos, quase nada de benefícios
e associações que agregam valor e despertam sonhos e interesses ocultos.
As associações que agregam são aquelas que fazem o momento mágico da venda
ganhar um brilho inigualável. Imagine uma loja de cosméticos. Se o vendedor
focar a venda somente nos produtos, certamente terá pouquíssimos resultados se
comparado ao profissional que "joga o jogo do comprador". Este sim, acompanha os
sonhos do interessado, chega até a vivenciar sua história e muitas vezes a
"esperança" de um resultado! O resultado do creme emagrecedor, de um aroma
diferente para uma noite especial, de uma nova cor de cabelos e por ai vai...
Caro profissional de vendas: você tem a obrigação de despertar emoções! Você tem
a obrigação de resgatar âncoras adormecidas em seu interlocutor e deixar de
vender somente produtos e serviços! Pense com a cabeça do comprador e vá além do
benefício que o objeto da venda carrega! Avance para as sensações, percepções,
status e auto-estima de quem está ! à sua frente!
Surpreenda-se com o que você vai obter!
Surpreenda-se pela maneira como a paixão e a alegria pelo que você faz vai tomar
conta de você!
Surpreenda-se com a habilidade em saber içar suas velas!
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