Em processos de seleção, a experiência é um dos fatores avaliados. Segundo o
diretor da Up Treinamentos e Consultoria, Carlos Cruz, para analisar este
conceito, é necessário eliminar qualquer tipo de preconceito.
Isso porque nem sempre um profissional de terno e gravata e com 15 anos
de atuação irá gerar os resultados esperados, já que isso envolve outros
aspectos, como adequação ao ambiente de trabalho.
Cruz afirma ainda que é importante diferenciar experiência de tempo de
experiência. A experiência acontece quando se aprende com o que se vive. O tempo
de experiência pode ser considerado um facilitador para isso, mas não
determinante.
Capacidade de adequação
Para Cruz, a capacidade de adequação é um dos fatores importantes para adquirir
experiência. Por isso, o profissional deve estar atento às tendências, para ser
um dia, a partir do conhecimento adquirido, aquele que dita as regras. O desafio
é explorar as oportunidades do presente para aprender com foco em resultados.
Confira abaixo as dicas dadas por Cruz para o uso da experiência para moldar
o crescimento de sua carreira:
- Seja proativo: não espere que o tempo e a insistência tragam
conhecimentos necessários, tenha iniciativa e adquira experiência;
- Seja flexível: a capacidade de acumular aprendizado está diretamente
ligada à capacidade de atuar como agente de mudança. O mundo corporativo
está em constante mudança. Por isso, esteja atento a essas transformações e
tenha o poder de se adaptar rapidamente;
- Utilize o potencial de acúmulo de experiência: entenda que o indivíduo
aprende constantemente e nem sempre é necessário esperar dez, 20 ou 30 anos
para se julgar preparado;
- Antecipe-se: tenha visão de futuro e invista no autoconhecimento.