Carreira / Emprego - Da vida real para o computador: saiba mais sobre o e-mala!
Eles romperam a barreira física e agora invadiram os computadores. Os colegas
de trabalho 'mala', que normalmente são aqueles que incomodam, agora levaram sua
inconveniência para os e-mails. Você já ouviu falar nos e-malas?
O termo foi usado pelo especialista em gestão de tempo e produtividade
Christian Barbosa, que reconhece que o e-mail já é um grande problema no
ambiente de trabalho, o que piora se contarmos quantas pessoas o usam de maneira
improdutiva.
“Em uma das pesquisas que a minha empresa conduziu, descobrimos que o
brasileiro gasta em média três horas por dia para lidar com os seus e-mails, o
que pode ser um tempo mal aproveitado, caso as pessoas não saibam lidar com as
mensagens de forma adequada”, destacou.
O 'e-mala'
E entre as pessoas que usam e-mails de
maneira inadequada estão os e-mala. Confira abaixo suas características e evite
agir desta maneira:
- Mister urgência: uma das marcas do e-mala é que todos
os seus e-mails são urgentes e, pior do que isso, ele liga depois de
mandá-lo para verificar se a pessoa leu. Quem age assim tem problemas com o
planejamento pessoal, destacou Barbosa.
- Caixa de entrada lotada: o e-mala simplesmente não
exclui os e-mails que recebe. Por conta disso, esquece de ler o que é
importante e ainda diz que não recebeu o e-mail. É comum também precisar de
uma mensagem e não achá-la, por conta da bagunça de sua caixa de entrada.
- Cópia para todos: aquele colega de trabalho
inconveniente manda e-mails com cópias para todos, o que não é adequado em
determinadas situações, ainda mais se for uma bronca. Tome cuidado com isso!
- O assunto: nada de colocar alguma frase engraçadinha ou
com algum tipo de código no e-mail. Apenas resuma aquilo que está no corpo
da mensagem, indicou Barbosa.
- Correntes de e-mail: não há nada mais desagradável do
que essas correntes que vivem enchendo a caixa de mensagens e impedem que
e-mails importantes sejam lidos, pela demora por apagar aqueles que não têm
relação nenhuma com o assunto de trabalho.
- E-mails longos: “todo e-mala tem o DNA do mala
clássico, que você sempre evita. Adora ficar falando horas sem ter muito o
que agregar e sempre acaba atrapalhando. Isso aplicado ao e-mail cria
mensagens muito extensas, sem objetividade e chatas de ler”, explicou o
especialista. O indicado é que o e-mail tenha no máximo quatro parágrafos.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Flávia Furlan Nunes
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