"A primeira impressão é a que fica". Embora não seja regra, isso pode
acontecer. Por isso, sempre que for apresentado a uma pessoa, o profissional
deve saber como agir com segurança, para não prejudicar sua imagem.
Segundo indica o Guia de Etiqueta Corporativa para Profissionais, da Robert
Half, sempre que conhecer alguém, comunique-se com todo o corpo. Isso significa,
por exemplo, levantar-se da cadeira ao ser apresentado a uma pessoa. Além disso,
faça contato visual, sorria e tenha um aperto de mão firme.
Saiba ouvir
É interessante também dizer quem você é e o que faz, mas dê oportunidade para a
outra pessoa também dizer quem ela é: não interrompa nem monopolize a conversa!
Ouvir significa mais do que esperar a sua vez de falar. Concentre-se nas
palavras de outra pessoa e não se distraia, para não perder algum ponto
importante e não cometer nenhuma gafe. "Resista ao impulso de falar quando
alguém faz uma pausa, porque ela pode estar apenas procurando uma palavra.
Espere um momento e então fale".
Alguns problemas
No momento da apresentação, é comum esquecer o nome da outra pessoa. Para evitar
esta situação, repita o nome da pessoa no início e ao final das frases, sem se
tornar inconveniente. Além disso, ajude o outro a decorar seu nome, dizendo-o de
forma clara e lentamente.
Se estiver em um evento em que todos usam crachás, a dica é colocá-lo em seu
ombro direito, já que, quando for cumprimentado, todos olharão diretamente para
o seu nome.