A chegada da geração Y, ou "game over", ao mercado de trabalho pode exigir
algumas mudanças na área de Recursos Humanos, para que as empresas estejam mais
preparadas para lidar com o tipo de profissional.
"Esta geração precisa de contexto para se motivar a trabalhar. Assim como nos
videogames, eles precisam que as coisas no trabalho sejam contextualizadas,
explicadas e não simplesmente impostas. Eles precisam entender as razões pelas
quais não podem fazer outras coisas. Sem contexto específico, o trabalho não
sai", explica a consultora em gestão de pessoas Andréa Huggard-Caine,
palestrante do ConaRH (congresso nacional sobre gestão de pessoas).
Segundo ela, essa geração cresceu jogando videogames e desenvolveu habilidades
importantes, como foco na resolução de problemas e facilidade no
compartilhamento de informações. Porém, também possui o perfil do "game over",
ou seja, a capacidade de sacrificar as conquistas por acreditar que é possível
recomeçar de uma forma melhor.
"É comum observarmos jovens da geração videogame lidando mal com a frustração e
cedendo facilmente à prática do 'game over', ou seja, desistir de tudo para
recomeçar novamente em algum outro lugar ou momento. Isso gera muitos
complicadores para as empresas, já que nem sempre é possível mudar as coisas com
a rapidez que essa geração gostaria", completa.
Mudanças na liderança
Entre as mudanças que as empresas precisam para receber essa geração, além da
contextualização, Andréa ressalta a mudança de atitude dos líderes. Isso porque,
com essas pessoas, os chefes não podem simplesmente determinar como as coisas
devem ser feitas, inibindo a vontade própria.
Para a consultora, os novos líderes devem "atuar mais como solucionadores de
problemas, tirando do caminho aquelas coisas que impedem que as pessoas
trabalhem, cresçam e se desenvolvam. Esta nova forma de encarar a liderança é
algo que as áreas de RH precisam aprender a construir".
Andréa também explica que essa geração tem como característica a facilidade em
trocar informações, o que nem sempre é bem-visto pelas empresas. Isso porque, em
algumas situações, isso pode levar ao vazamento de informações confidenciais.
Para evitar que isso ocorra, é necessário comunicar constantemente aos
funcionários o que é informação pública e o que é protegida, sem presumir que
todos conheçam a diferença ou que basta falar no momento de integrar o
empregado.