Entrevista de emprego - Primeiros 15 minutos na entrevista de emprego são definitivos, diz estudo
Estudo realizado pelo Korn/Ferry Institute constatou que os primeiros 15 minutos
de conversa entre o recrutador e o candidato à vaga são de grande importância,
porque definem o rumo da comunicação entre eles.
Segundo a pesquisa, nesse momento, o candidato deve manter-se conectado com o
entrevistador, além de opinar e contribuir durante a entrevista. Dessa forma, o
profissional que está sendo avaliado pode fazer alguns questionamentos ao
recrutador e, sobretudo, responder o que lhe for perguntado.
Perguntas
Com o objetivo de traçar um perfil profissional, os recrutadores fazem diversas
perguntas ao candidato. Confira algumas das perguntas que podem ser feitas em
processos seletivos:
- Qual a crítica construtiva que mais o surpreendeu?
- Como você descreveria as culturas dos seus últimos empregadores? Em qual
você se ambientou melhor?
- Conte alguma iniciativa concebida por você na qual tenha sido
responsável pela execução. Quais eram os desafios esperados e quais foram
encontrados? Como você os superou?
- Fale sobre seu relacionamento com pessoas de diferentes opiniões.
- Conte algumas histórias sobre suas ações na empresa, como você
desempenha seu papel.
Ao responder as perguntas o candidato precisa ter cuidado na escolha das
palavras, evitando o sarcasmo ou críticas às empresas nas quais trabalhou
anteriormente. Uma forma de treinar essas respostas é praticá-las com um amigo
ou com alguém que seja bem próximo e conheça a sua trajetória profissional.
Assim, será possível receber o feedback (retorno) necessário e ajustar o
discurso.
Ainda de acordo com o estudo, o segredo é demonstrar segurança e conforto e
ainda exercitar a concisão. O ideal é descrever a trajetória profissional em
três minutos ou menos.
Sinceridade
Outra característica fundamental que o candidato deve apresentar durante a
entrevista é a sinceridade.
"A sinceridade também é um elemento chave. Muitos tendem a esconder momentos não
tão brilhantes em sua trajetória. Ganha (a vaga) quem consegue transformar essa
linha de questionamento em uma oportunidade para demonstrar quanto conhece sobre
os seus pontos fracos e como está trabalhando para aprimorar seu desenvolvimento
pessoal. Atualmente, esse autoconhecimento é avaliado como um ponto forte do
candidato", explica o presidente da Korn/Ferry International na América do Sul,
Sérgio Averbach.
Um outro diferencial competitivo é investir um tempo para pesquisar sobre a
empresa. Para isso, o candidato pode utilizar as ferramentas de busca da
internet que reúnem grande quantidade de dados e referências. Com esse material,
o profissional pode compreender a atuação da empresa no mercado, seus objetivos
e valores.
Local
Por último, o candidato precisa ficar atento ao local da entrevista. Geralmente,
as entrevistas de emprego acontecem na empresa contratante ou em uma consultoria
de recursos humanos especializada em processos seletivos.
No entanto, o estudo destaca que, para a ocupação de cargos de liderança, no
qual são necessárias entrevistas com diversos gestores, o profissional pode ser
entrevistado em locais diferentes. "Conferências, restaurantes e aeroportos são
lugares possíveis para essa conversa. A recomendação é que o candidato converse
com o recrutador para definir o lugar onde se sinta mais a vontade", ressalta
Averbach.
Além disso, o estudo destaca que, na primeira entrevista, normalmente, o
recrutador avalia os conhecimentos técnicos e funcionais do candidato.
Antes de passar para uma próxima etapa do processo seletivo, o ideal é que o
entrevistado esclareça todas as suas dúvidas sobre o cargo oferecido.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Luana Cristina de Lima Magalhães
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