Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Como agir - Suspendeu um serviço? Veja os cuidados ao cancelar o contrato 

Data: 30/05/2007

 
 
É óbvio que ao contratar qualquer tipo de serviço as pessoas, para que tudo o que foi acordado seja realmente feito, assinam um contrato. No entanto, você sabe como cancelar estes contratos?

Apesar de assinar o papel ser um ato fácil, cancelar pode não ser tão simples como parece. Por isso, veja as dicas dadas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), Dr. Geraldo Tardin.

Preste atenção!
Antes de acabar com as relações comerciais entre você e a empresa, peça tudo por escrito em um contrato. Com isso, caso algo não tenha sido cumprido, você poderá reclamar em algum órgão de defesa do consumidor ou na Justiça.

Preste muita atenção no que será escrito no documento, principalmente na cláusula que prevê o cancelamento do contrato anterior, bem como sua forma, multas, descontos, carência e fidelidade.

Tire uma cópia
O que adianta fazer um contrato, assinar e não ter uma cópia para provar o que foi acordado? Nada. Portanto, tire cópias e guarde com você, para provar todas as atitudes a serem tomadas.

No cancelamento digital, o consumidor deve imprimir todas as fases até a confirmação e a assinatura por escrito das partes envolvidas no cancelamento. Em caso de suspensão de serviços por telefone, anote a data, protocolo, horário, nome do atendente e solicite uma cópia da rescisão do contrato.

Qual o seu caso?
Em alguns casos específicos, algumas normas devem ser analisadas antes da opção pelo cancelamento do contrato. Por isso, veja abaixo algumas destas situações e em qual você se encaixa.
  • Quando o cancelamento for da assinatura da TV a cabo, veja se existe algum plano de fidelidade e lembre que os equipamentos devem ser devolvidos;
     
  • Em pacotes de turismo, pense que quanto mais perto da viagem for feito o cancelamento, mais você pagará pelo que não irá usufruir;
     
  • Quando o cancelamento for do celular pós-pago e a cobrança mensal, feita por débito em conta corrente, ligue para o banco e a operadora e cancele o serviço, mas deixe uma quantia para resíduos de ligações;
     
  • Já em casos de celulares pré-pagos, veja o prazo de carência de plano. Se ele não foi cumprido, muitas vezes o consumidor pode pagar multas;
     
  • Nos consórcios, lembre que o cancelamento só e possível antes da contemplação;
     
  • O prêmio pago por cancelamento de seguros deve ser proporcional aos meses de contrato do consumidor;
     
  • As contas correntes também devem ser canceladas. Isso porque se o consumidor simplesmente deixá-la de usar, sem informar que não quer mais tê-la, o banco continuará cobrando taxas de serviços.


 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ConsumidorCuidados: Por que comprar?
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro I - Do Direito Das Obrigações »»» Título VI - Das Várias Espécies de Contrato (III)
Modelos de documentosProcuração para abertura e fechamento de água, luz e gás
Carreira / EmpregoTradução de textos: cuidados e precauções que devem ser tomados
Negócios / EmpreendedorismoAproveite Todas as Oportunidades de Networking
Economizar / PouparAproveite os bazares e economize nas compras de Natal!
AposentadoriaO que avaliar na hora de escolher um plano de previdência com ações?
Negócios / EmpreendedorismoSua empresa foi contaminada pela apatia?
Finanças pessoaisPaulistanos podem conseguir desconto no IPTU com escola particular dos filhos
ConsumidorVocê cuida de sua segurança ao fazer compras na Internet?