Boa parte das pessoas já precisou contratar uma apólice de seguro, seja para
proteger o carro, a casa ou mesmo a própria vida. Contudo, na hora de optar pela
seguradora x ou y, as pessoas se comportam de forma diferente, podendo ser
classificadas em cinco grupos distintos, de acordo com as suas atitudes gerais e
guias de valor.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBM (Institute for Business Value),
intitulada Confiança, Transparência e Tecnologia - Perspectivas dos Clientes
sobre Seguros e Inovação, o grupo mais numeroso de clientes, com 27,1% de
representatividade, seriam os Tradicionalistas.
Descritos como pessoas ligadas à relação, o estudo diz que tais consumidores
buscam por especialistas para descobrir o que precisam, querem serviços
transparentes e descomplicados, valorizam a solidariedade, além quererem ter a
certeza de que estão bem cobertos e de preferirem trabalhar com uma única
seguradora.
Outros tipos
O segundo grupo com maior representatividade é o que agrupa os otimizadores de
produtos, com 26,7% dos clientes. São pessoas que desejam ter suas necessidades
especiais atendidas e estão dispostas a pagar mais para ter conveniência e
qualidade. São muito ligados em tecnologia e precisam de uma instituição forte
por trás do produto.
Os individualistas vêm em seguida, eles são 20,3% dos clientes de seguros.
Confiam em especialistas para descobrir o que precisam, acreditam em pessoas e
não em instituições e querem produtos e serviços descomplicados, transparentes e
personalizados, estando dispostos a pesquisar bastante por isto.
Com representatividade menor estão os analisadores sensíveis ao preço, 17,6%, e
os minimalistas desinteressados, 8,2%. Os primeiros, segundo o estudo, sabem do
que precisam, procuram informações e não conselhos, compram o melhor valor pelo
seu dinheiro e estão dispostos a comprar produtos padronizados.
Os minimalistas, por sua vez, querem o mínimo de contato possível com a
seguradora e precisam que o seguro tenha preço baixo, seja rápido e
transparente.