Carreira / Emprego - Importante para empresas, CNO é pouco conhecido; você sabe quem é ele?
Dentre as tantas siglas existentes no mercado de trabalho - como MBA, CFO e
CEO, só para citar algumas -, eis que surge outra, que está ganhando cada vez
mais espaço. É o CNO (Chief Networking Officer). Você sabe o que significa? A
sigla denomina o diretor de relacionamentos de uma empresa.
Ele se tornou necessário no mercado de trabalho mundial a partir dos anos 1990.
Com a globalização, surgiu a ideia de integração entre os públicos de uma
companhia. Agora, era preciso criar parceiros de negócio e não mais exploradores
de mercado. Num primeiro momento, ele apareceu nas empresas de tecnologia, mas
foi se expandindo.
"Na verdade, a gente fala que ele é novo, mas não é. As pessoas já faziam esse
trabalho na empresa, aumentando suas atribuições. O trabalho do CNO ficava na
mão de outras pessoas, até mesmo o presidente da empresa, ou o diretor de
Comunicação, de Atendimento e etc.", afirmou a gerente de Consultoria da Ricardo
Xavier Recursos Humanos, Neli Barboza.
Com o agravamento do processo de globalização, o que se percebeu é que era
necessário criar uma posição para administrar os relacionamentos das empresas, e
foi então que surgiu o CNO. No Brasil, ele está mais focado em grandes grupos,
principalmente nos ramos de tecnologia, telecomunicações e nas grandes
instituições financeiras.
O que ele faz?
O CNO tem a função de gerenciar todos os relacionamentos com as pessoas
envolvidas no negócio. De acordo com Neli, para simplificar, ele tem de
"participar de negociações, perceber se há conflito e traçar estratégias". Se a
explicação é simples, no dia a dia é possível perceber que esse profissional
precisa suar a camisa.
"Ele deve ter uma visão que vai além do dia a dia, porque entende o papel do
fornecedor, do cliente, do acionista e integra esses interesses. Ele deve
administrar relações, ou fazer gestão de parcerias. Então, quando há uma
negociação especial, ele entra não só com o papel da empresa, mas analisa o
interesse de ambos os lados, para fazer com que todos ganhem".
Dentre suas funções, está a de criar sinergia entre todos, o que é importante
para que as informações da empresa fluam de maneira natural.
Habilidades
Com o dia cheio de atividades, é difícil conseguir um horário para fazer
reuniões com todos os públicos. Cafés da manhã, almoços e jantares se tornam
cada vez mais raros, promovidos em casos de extrema importância. É por isso que
o CNO precisa conhecer bastante a tecnologia, línguas diversas e mecanismos de
informação rápidos.
Além disso, ele tem de gostar de se relacionar com as pessoas, de interagir.
Precisa ter um conhecimento em negociação, não para fazê-la de forma ferrenha,
mas conciliadora. "Tem de se colocar no lugar dos outros, ser carismático e
persuasivo", ressaltou a gerente da Ricardo Xavier.
Como a posição ainda está ganhando corpo no mercado, a formação do profissional
e a origem (de que empresa ele veio) não são muito importantes. O que se exige,
então, é domínio do mercado e visão estratégica.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Flávia Furlan Nunes
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