Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Não é hora de engolir sapo! Expressar opiniões previne estresse e depressão 

Data: 03/03/2009

 
 

"Muitas vezes, em situações do dia-a-dia, engolimos alguns sapos e muitos brejos. É comum o indivíduo deixar de falar o que pensa para não prolongar uma conversa ou evitar uma discussão. Ele ainda pode sentir medo de não ser aceito pelo grupo. Mas o que as pessoas desconhecem são os malefícios dessa atitude, tanto para a saúde quanto para o convívio social", afirma a psicóloga Madalena Cabral Rehder, coordenadora do NEPSAR (Núcleo de Especialização em Psicodrama e Sociodrama de Santo André).

Como a atitude de não se expressar pode prejudicar o convívio social no ambiente corporativo? A pessoa que não diz o que pensa impede que os demais a conheçam. O diálogo fica mais difícil também, o que causa danos ao resultado final do trabalho.

"É difícil tornar-se íntimo de uma pessoa que guarda as opiniões para si, pois os outros ficam com o pé atrás. É importante despertar confiança e ética nos diálogos e aprender a distinguir os momentos de perceber o que é público e privado nas relações. As falhas na comunicação geram frustração e ansiedade", garante Madalena.

Estresse
Com relação à saúde, o problema de "engolir sapo" é o estresse gerado. "Algumas vezes, a comunicação - falada ou escrita - acaba sendo utilizada de forma inadequada. Mesmo assim, é importante expressar-se, pois só dessa forma será possível perceber as falhas, que resultarão em um processo de aprendizagem. O importante é se comunicar e se perceber", opina a psicóloga.

O fato é que, quando nós deixamos de nos expressar, podem surgir sentimentos como culpa, raiva e medo, que estão ligados às emoções que são desencadeadas por nossos pensamentos. "Isso ocasiona depressão e isolamento, que é uma forma de mostrar ao ambiente externo que precisamos de cuidado".

Por trás do medo de se expor
A especialista lembra que o medo da exposição tem sempre uma motivação escondida: pode ser uma situação mal resolvida ou a incompreensão nos relacionamentos, seja no ambiente familiar, afetivo, social, educacional ou público. "Por isso, vale ressaltar a importância de colocar as palavras certas na hora certa, assim como saber ouvir e ler para saber responder ou emitir opiniões".

A cautela se faz necessária também, de maneira que não podemos sair falando o que queremos, a qualquer momento. "São sábias as pessoas que preferem não falar em um momento de explosão, ou quando não têm conhecimento do assunto. Neste caso, o mais sensato é esperar os ânimos se acalmarem e conhecer mais a questão para, posteriormente, tocar no assunto", afirma Madalena.

"Aprender a comunicar-se é uma arte que requer auxílio de sensatez, espontaneidade e criatividade, para favorecer o crescimento pessoal e profissional".



 
Referência: InfoMoney
Autor: Karin Sato
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoComércio: estratégias certas podem alavancar vendas no início do ano
ImóveisEm que condições não se deve efetuar a compra do imóvel?
Carro / VeículoManutenção do carro pode ser 50% mais barata que conserto
Carreira / EmpregoGestão contemplativa de processos: uma crítica à ausência de um modelo de gestão
Análise técnica (ações)Indicador de Volatilidade de Chaikin
Carreira / EmpregoProfissionais de alto escalão devem ter atenção redobrada fora da empresa
Finanças pessoaisAdora comprar cosméticos? Aprenda algumas dicas para não estourar seu orçamento
ImóveisSinistros sobem sete vezes no verão. Como evitar o prejuízo?
Turismo / ViagensVeja dicas de como viajar no ano novo sem ficar no vermelho
SegurosAtenção ao questionário evita problemas com seguradora de veículo