Desde esta primeira linha ouso ser franca ao dizer: Não tenho uma receita
para oferecer, mas espero levantar reflexões sobre a possibilidade de tornar o
ambiente de trabalho mais leve.
Não é novidade para ninguém que desde que nascemos, recebemos uma bagagem de
informações e, a partir delas, processamos pensamentos e desenvolvemos
sentimentos que nos possibilitam a integração ou não com as pessoas e também com
o nosso eu, mesmo quando o negamos. Uma vez que cada ser humano é
único, cada um terá a sua interpretação sobre o mundo e é isto que influenciará
o seu comportamento, as suas escolhas profissionais, pessoais e as suas
atitudes.
Sendo assim, ao iniciar as suas atividades laborais, a pessoa continua o
exercício de aprendizado ao lidar com os diferentes valores culturais, novos
princípios e novas crenças, já que conhece novas pessoas. Neste momento, é da
vontade do indivíduo relacionar-se bem com todos, ser aceito pelos grupos, ser
convidado a participar integralmente das rotinas. Mas, eis que em algum momento
a pessoa depara-se com uma situação pouco amistosa e logo surge um desconforto
com outro colega. É aí que surge a possibilidade de praticar a sua inteligência
emocional, mas se você preferir pode permitir que surja uma
discussão que dure a vida toda.
É claro, os conflitos estão muito além do querer e é por isso que a palavra
preferir está em negrito. Mas embora você não concorde com o
seu chefe, não aprove o comportamento de seu colega, rejeite as atitudes de seu
subordinado, acredite: eles também são seres humanos, assim como você: com
limitações e com possibilidades.
E neste turbilhão de informações característicos do mundo global, além das
pressões encontradas no ambiente de trabalho, que existem os problemas
domésticos. A cada final de mês, além do balanço mensal, existem metas a serem
cumpridas, contas a serem pagas. E administrar tudo isso é um desafio.
Sobretudo, as emoções não tiram férias, elas fazem parte do homem e em muitas
situações surgem como uma reação ou como um sistema de defesa à própria
integridade física e mental do ser humano. A raiva, a tristeza e a alegria, por
exemplo, fazem parte do repertório de emoções que possibilita a pessoa
reconhecer e também agir para sobreviver no meio em que está inserido. Mas,
fazer com que esta raiva extrapole e saia em um grito, briga ou discussão no
ambiente de trabalho não é uma atitude louvável.
Todo e qualquer ser humano, esteja na linha de comando ou no operacional
gosta e necessita ser respeitado. O respeito, além de ser virtude, é essencial
para um ambiente harmonioso nas empresas e é a base para a construção de
qualquer relacionamento equilibrado. Além disso, trabalhar em um ambiente
amistoso, só facilita a produtividade. Se o ambiente é hostil, os resultados
podem ser comprometidos.
É claro que ninguém é obrigado a gostar de quem não acredita ou não o faz
bem, mas se fazem necessários um exercício de convivência e uma boa educação.
Não dá para sair do emprego toda vez que nos deparamos com alguém com o qual não
nos identificamos e nem mesmo é interessante brigar com todo mundo, daí a
importância de exercitar a cordialidade. Faça uma experiência! Você já observou
que quando admira uma pessoa, tudo o que ela faz é aplaudido por você? O
problema é que o contrário também acontece. Quando não se admira alguém, tudo o
que a pessoa faz, é muito irritante. É nesse momento que começa o seu exercício.
Dê ao outro a mesma oportunidade que espera que permitam a você. Exercite a
empatia!
E lembre-se! A empresa não é ringue para lutas de Boxe e também não é lugar
para fazer terapia. A fala é realmente terapêutica, mas tem o lugar apropriado
para falar: psicólogos, psiquiatras, padres, pastores, enfim, gente que está
preparada para ajudá-lo. Faça exercícios aeróbicos e mantenha uma alimentação
equilibrada, porque também podem influenciar as emoções.
Às organizações cabe preparar os seus líderes para propiciar um ambiente
adequado para produzir. O palestrante e psicólogo Nei Loja, afirma que o líder
deve manter um ambiente que permita piadas e brincadeiras respeitosas,
expressões de alegria e felicidade.
Problemas existem e não acabam, o que muda é a maneira de lidar com os mesmos. E
este controle emocional positivo precisa ser trabalhado a todo instante, não só
no trabalho, mas em casa, enfim nos ambientes sociais. É isso. Desenvolva o
hábito de ser uma pessoa melhor e será!