O clima organizacional é uma constante preocupação das empresas, afinal é
preciso saber como está a "saúde" do ambiente corporativo. Fazendo uma simples
analogia, é o mesmo que considerar uma pessoa que não realizar check-ups
constantes para saber como está o funcionamento do seu organismo. Se deixá-lo de
lado e não tomar os devidos cuidados, mais cedo ou tarde podem surgir
complicações que comprometam a qualidade de vida do indivíduo.
De forma similar, ocorre o mesmo com as empresas. Caso a direção não
acompanhe o que acontece com o clima interno, um problema que poderia ter sido
sanado através de uma ação simples pode tomar proporções desastrosas tanto para
a própria organização quanto para seus colaboradores. Mas, o que pode prejudicar
o clima corporativo? Quem fatores interferem negativamente na empresa? Muitos
são os fatores. Contudo, alguns são mais evidenciados e são esses que listo logo
abaixo.
1 - Falta da disseminação da cultura organizacional - Quando
isso ocorre, a empresa deixa de ter uma identidade diante de si própria e dos
seus funcionários. Os valores e a missão da empresa ficam engavetados em algum
local ou, então, serve apenas de moldura, para ocupar o espaço vazio em alguma
parede.
2 - Ausência de indicadores para avaliar o clima como pesquisa de
clima organizacional - Para saber como anda o clima na empresa, é
preciso que a organização esteja próxima aos colaboradores. Para isso, muitas
recorrem à aplicação da pesquisa de clima e conseguem mensurar indicadores como,
por exemplo: liderança, segurança no trabalho; desenvolvimento profissional;
espírito de equipe; imagem que o colaborador tem das ações internas, entre
outros.
3 - Gestores despreparados - Quando alguém assume o cargo de
liderança, isso não significa que a pessoa esteja preparada para gerir outros
profissionais. Um gestor despreparado pode tornar a equipe em um barco sem rumo,
sem norte a seguir e, consequentemente, sem estratégia para o alcance de metas.
4 - Se não vejo, o problema não é meu - Infelizmente, a
correria do dia a dia leva muitas companhias a acreditarem que o "quando os
olhos não veem, o coração não sente". Esse velho ditado tem que ser banido de
qualquer empresa que deseje instituir uma Gestão de Pessoas condizente com as
tendências do mercado.
5 - Falta de respeito aos profissionais - Inúmeros são os
casos que culminam na Justiça do Trabalho, porque a empresa vê seu quadro de
talentos apenas como uma planilha de números. Os profissionais devem ser vistos
através de uma visão holística e não apenas como um recurso para suprir
determinada necessidade organizacional. Não se preocupar com o respeito ao ser
humano é abrir uma porta a casos de assédio moral e até mesmo sexual.
6 - Inexistência de uma política de comunicação interna clara -
A empresa que se nega a manter uma boa comunicação interna só dá margens a
boatos que comprometem a vida da empresa. Os ruídos, as informações distorcidas
certamente percorrerão os corredores e dará força à "Radio Peão".
7 - Cobrança de metas - Quando se traça metas para os
funcionários é indispensável que os gestores sejam realistas com a situação que
envolve colaborador e as atividades a ele delegadas. Em alguns casos, o
profissional não atinge as expectativas devido à falta de tempo para a execução
dos trabalhos ou, então, sua performance é comprometida devida à escassez de
recursos que permitam a realização de determinada tarefa.
8 - Avaliação de desempenho - A omissão da empresa em
promover a avaliação de desempenho interfere no clima, pois é através dessa
ferramenta que o funcionário - em conjunto com seu gestor - identifica os pontos
fortes e aqueles que precisam ser melhorados. Através desse recurso é possível
saber o que a empresa espera do funcionário.
9 - Adoção do feedback - Dar um retorno ao
funcionário sobre o seu desempenho e a importância do trabalho dele é
indispensável. Contudo, o feedback não pode e nem deve ser realizado de
qualquer forma, mas sim por quem está preparado. Se o processo tomar o formato
de um "puxão de orelha", a motivação e a autoestima do colaborador vão descer de
"ralo abaixo".
10 - Qualidade de Vida no Trabalho - Não há clima
organizacional positivo se a empresa não investe na melhoria da QVT. Para isso,
não são obrigatórios grandes investimentos. Um ambiente com pintura suave,
realização de alguns eventos comemorativos, um envio de e-mail para quem está
aniversariando, promoção de palestras de interesse geral dos colaboradores são
algumas ações simples que agregam valor à vida pessoal e profissional de
qualquer um.