Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Filhos - Como saber se o seu filho é excessivamente consumista?  

Data: 17/12/2008

 
 

A exposição das crianças às ações publicitárias faz com que estas se tornem cada vez mais cedo consumistas. Mas como saber quando as crianças estão dentro dos limites ou já são excessivamente consumistas?

Para o consultor e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro O Menino do Dinheiro (Editora Gente), essa é uma resposta complicada. “Hoje a criança é elevada ao status de consumidora adulta sem estar preparada. E a publicidade utiliza de propagandas são apelativas, que causam desejos imediatos nas crianças de querer o produto, e isso não significa necessariamente que essa criança é excessivamente consumista, pois, esse desejo será rapidamente esquecido”, explica.

Para Domingos, uma situação que indica uma criança excessivamente consumista é quando ela gasta todo seu dinheiro ganho com mesadas e logo pede mais dinheiro para seus pais. Porém, não existe um índice que mostre qual o grau que esse problema atingiu.

Por isso o consultor alertar ser papel fundamental dos pais desde cedo ensinar para seus filhos como não perder o controle do dinheiro. “Cada família tem seus valores, e isso faz com que qualquer ação de pessoas fora desse grupo não tenha tanta relevância. É simples, se a criança vê os pais comprando sem parar, vão tender a seguir esse exemplo e acabar ficando desta forma. Assim, é fundamental ter muito cuidado com o exemplo que os familiares passam, e desde cedo demonstrar que a felicidade não está associada ao consumismo desenfreado e sim na atitude de atingir seus objetivos.”

No caso do exemplo externo, a família também terá um papel de grande relevância, que é o de estabelecer os limites para esta atitude. Os pais podem reforçar ou não a atitude consumista da criança e se o comportamento da criança não mudar nesse primeiro momento é muito provável que ela se torne um adulto sem limite nos seus gastos e que estará facilmente exposta a industria de crédito fácil e juros abusivos que leva milhões de brasileiros as estatísticas de endividamento.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Administradores.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Turismo / ViagensCompras no exterior: cuidado ao fazer conversão de moedas de cabeça!
Modelos de documentosPedido de Diligências à Autoridade Policial
Economizar / PouparFã de cozinha? Conheça dicas para economizar na hora de preparar os pratos
Dívidas / Endividado ?O que pagar primeiro quando a situação apertar?
Finanças pessoaisGuia de Orçamento - Fluxo de Caixa
Investimentos / FundosAntes de aplicar saiba o que são os Fundos Setoriais de Energia
Modelos de documentosFarmácia: Solicitação de responsabilidade técnica
Negócios / EmpreendedorismoNovidades e atendimento fazem a diferença
Investimentos / FundosPsicologia e finanças: união de forças pode ajudá-lo na hora de investir
Carreira / EmpregoEquipe de conselheiros precisa de talentos diferenciados