Muitos profissionais ainda possuem resistência quando alguém diz que são
“vendedores”. Aliás, o termo “vendedor” assumiu uma conotação bastante
pejorativa nos últimos anos, principalmente devido ao despreparo de grande parte
daqueles que intitulo “caixeiros-viajantes pós-modernos”, pessoas que pouco
sabem sobre a arte de vender bem.
Inclusive, um dado bastante curioso é que vendedores com alta performance estão
em falta em todo o mundo. Semanalmente converso com pelo menos um empresário que
lamenta não conseguir impulsionar suas vendas em uma determinada região devido à
falta de profissionais competentes em vendas. Alguns chegam a dizer que
encontrar um bom vendedor é quase um milagre, o que pode ser comprovado ao
corrermos os olhos sobre os anúncios de empregos em classificados de jornais –
as poucas boas vagas disponibilizadas são oportunidades no setor de vendas.
Todo mundo precisa vender e vende o tempo todo, inclusive você e eu (este artigo
também é uma oferta que você acabou de comprar). Por isso, atenção às dicas
abaixo:
Agregue serviços na venda de seus produtos.
Em vez de ficar oferecendo descontos para seus clientes, ofereça serviços
que agreguem valor à compra de seus produtos. Por exemplo: se você comercializa
computadores, que tal oferecer dois meses de assistência técnica gratuita ou um
curso de informática para eles? Assim, poderão retornar à sua empresa e comprar
muito mais de você.
Use incentivos que favoreçam a venda.
Encontre alternativas para ampliar o desejo de compra dos seus clientes,
como liquidações, promoções e demais eventos que despertem necessidades.
Busque a lealdade de seus consumidores.
Prometeu? Então cumpra. Falhou? Então corrija. Você conhece aquela história
de que “é muito mais fácil e barato manter um cliente do que conquistar um
novo”. Lealdade se conquista quando há terreno fértil para a confiança. E esta
se apresenta por meio de atitudes simples e cotidianas.
Dê ao seu cliente mais do que ele espera.
Um pequeno cliente atual pode ser seu maior comprador amanhã. Valorize-o
oferecendo mais do que o combinado, pois ele notará a importância que tem para
sua empresa e terá a sensação de “estar em débito” contigo.
Lembre-se da regra 80/20.
80% de suas vendas normalmente virão de 20% dos seus clientes (fora as
exceções). Assim, tenha algo especial para oferecer a esta elite. Tenho um
ditado: cliente super-especial merece atendimento super-extra-ultra-especial.
Facilite as coisas para seus clientes.
Não complique a vida de seus consumidores com propostas mirabolantes e
complicadas ao vender seus produtos e serviços. Eles poderão ficar confusos e
decidirem comprar da concorrência.
“Se Maomé não vai até a montanha...”
Se os clientes não aparecem, vá até eles. Faça-se notar antes que o seu
negócio morra.
Dê ao cliente o que ele quer.
Crie os produtos e serviços que os seus clientes desejam comprar. Para isto,
duas atitudes simples: pergunte sobre seus desejos e ouça-os atentamente quando
falarem.
Boas vendas!!!