Negócios / Empreendedorismo - Clima Organizacional
Vital hoje para toda empresa que quer obter sucesso e se manter em alta no
mercado é investir na obtenção de um clima organizacional harmonioso.
Como criar e manter um ótimo clima organizacional
Conquistar a satisfação dos clientes é, antes de mais nada, conquistar as
pessoas que cuidam deles. Se os colaboradores são importantes, automaticamente,
eles colocarão o cliente em primeiro lugar; é uma questão de causa e efeito.
Atualmente, no Brasil, os programas de qualidade de vida vêm sendo considerados
dos mais completos, pois implementam ações de promoção psico-sociais, de saúde
física/mental, cultural, de cidadania, ambiental, buscando a integração de
mente, corpo e espírito, num ambiente saudável e feliz de se trabalhar.
Confira algumas ações implementadas para garantir um bom clima organizacional :
- Benefícios individualizados - O funcionário pode optar pelo
benefício que realmente seja de seu interesse naquele momento. Por exemplo,
um profissional no início de sua carreira tem maior interesse em ferramentas
de desenvolvimento complementares, como cursos de idiomas e cursos
extensivos, como pós-graduação e MBA, portanto, o reembolso deste tipo de
ação para ele é prioritário em relação a ter a opção de um plano de
previdência. Ao permitir que o funcionário escolha o tipo de benefício que
quer receber, a organização mostra que entende as necessidades particulares
de cada indivíduo do seu time.
- Visita de familiares - Os parentes dos empregados conhecem o
local de trabalho de seu familiar, aproximando-se mais da empresa e
compreendendo melhor as tarefas do parente visitado.
- Programas de ginástica - A organização pode utilizar ferramentas
ligadas aos programas de ginástica laboral, estética, todas que incentivem a
prática de exercícios físicos.
- Programas Sociais - A organização pode incentivar projetos
sociais que contribuam para o desenvolvimento da comunidade próxima a
empresa.
Outras atitudes - Qualquer flexibilização na quase sempre rígida jornada
de trabalho pode alterar os humores, para muito melhor. Cientes disso,
algumas empresas vêm implantando práticas como a de não realizar reuniões às
segundas-feiras pela manhã ou limitar o trabalho no máximo até às 22 horas,
ou às 20 horas.
É aí que reside um formidável potencial de redução de fatores de estresse,
melhoria no desempenho integral de todas as partes do negócio e a preservação de
um ótimo clima organizacional.
A empresa criativa propicia um bom ambiente de trabalho e é mais valorizada
pelos seus colaboradores e clientes. Conseqüentemente, terá mais sucesso, além
de ter grandes possibilidades em reter seus talentos, muitos destes
desenvolvidos e capacitados por esta incentivadora e inteligente empresa.
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