Vendas - Onde está o Pós-Venda?
Como saber se o serviço de pós-venda trás resultados? Está é uma pergunta
comum, feita principalmente por CEO’s de empresas ávidas por cortar gastos no
planejamento anual. O que sei, é que sem pós-venda toda empresa vive em uma
corda bamba, confiando-se apenas nas estratégias de vendas e em suas campanhas
de marketing, visando sempre ampliar a carteira de novos clientes, que na
maioria das vezes não suportam as tentações de uma concorrência mais persuasiva
e atenciosa.
Você certamente já ficou alguns longos minutos aguardando ao telefone, enquanto
realizava uma ligação para o Serviço de Atendimento ao Cliente de alguma
empresa, o famoso SAC, e garanto que a grande maioria de vocês desligou
frustrado por não conseguir sanar sua dúvida ou resolver seu problema. É
realmente desconsolador!
Os anos de experiência em vendas me moldaram uma pessoa mais exigente de meus
direitos como consumidor, e o pós-venda está incluso nesta lista. Quando
adquirimos um produto ou serviço, é dever de quem vende, atender nossas
necessidades pós-venda, mas infelizmente, não é isso que acontece em nosso
dia-a-dia, o que vemos são empresas tentando astutamente se eximir de suas
responsabilidades para com seus clientes.
É bastante comum, encontrarmos vendedores que nunca abriram o Código de Defesa
do Consumidor. Na minha visão, todos os colaboradores de uma empresa, deviam
possuir pleno conhecimento do Código, pois a partir do momento que existe a
relação com o cliente, este colaborador precisa estar apto a sanar dúvidas e
orientar em caso de necessidade.
Não basta apenas ter um telefone com o número do SAC impresso no folheto de
divulgação, na nota fiscal ou na embalagem, o que é preciso é realmente
estabelecer um serviço de pós-venda funcional e compensador de seus custos, que
facilite para seus clientes o acesso por telefone, internet e também na própria
empresa, lembrando que isso é o dever de toda empresa que se dispõe a oferecer
seu produto ou serviço ao consumidor.
Treinar adequadamente seu corpo de colaboradores se faz imprescindível, e também
é necessário dar-lhes autonomia para resolverem de imediato as necessidades do
cliente, minimizando assim custos futuros.
Como vendedor, trabalhei muito tempo no corpo-a-corpo com o cliente, buscando o
resultado em campo, e sempre mantive um contato estreito com meus amigos
clientes, fazendo visitas continuas sempre que sobrava um tempinho entre uma
venda e outra, não precisava ter motivo, eu falava sobre coisas normais,
banalidades que conversamos com amigos comuns, e o resultado desse tratamento
próximo, é uma excelente rede de amigos que sabem o que eu faço e o que eu
vendo, este contato contínuo é fundamental para que estejamos sempre atentos às
necessidades de nossos clientes, e assim, sempre prontos a atender-lhes de
imediato.
Lembrem-se! Você é a imagem do que vende, um pós-venda bem feito é sinal
de compromisso, respeito e profissionalismo.
Em setores como os de seguros gerais, hoteleiros, automobilísticos, companhias
aéreas e marítimas, informática, telefonia, só para citar alguns, o pós-venda é
peça chave na fidelização e retenção da clientela, e não preciso dizer, que é
fundamental para o aumento da carteira de clientes novos, em épocas de
concorrência acirrada e preços baixos, o maior diferencial é e sempre será um
pós-venda bem feito.
As empresas precisam se conscientizar que investir em soluções de pós-venda, só
traz resultados benéficos, maior fidelização e retenção, diminuição da
inadimplência, redução do custo da venda, elevação dos lucros e melhor
direcionamento dos investimentos de marketing, são apenas alguns dos efeitos
saudáveis que uma empresa obtém ao adotar soluções para seu setor de pós-vendas.
Sempre digo em minhas palestras que não basta ter preço baixo e produto de
qualidade, é necessário atender e pós-atender o cliente da mesma maneira como
você gostaria de ser atendido.
Tenho o hábito de presentear amigos e parentes com livros, e diante da falta de
tempo e as facilidades da compra por meio da internet, neste final de ano,
comprei uma quantia significativa de livros, pois a família é grande; realizei a
compra na loja virtual de uma das maiores livrarias do país, que garantia a
entrega de minha encomenda em até quatro dias úteis, no fim do quarto dia, já
por volta das 19:00h, resolvi entrar em contato com o atendimento on-line da
empresa, para saber se havia ocorrido algum transtorno, e para minha surpresa,
fui atendido pessimamente e informado que receberia a mercadoria dentro de dois
dias; os dois dias se passaram e minha mercadoria não havia chegado e novamente
entrei em contato, e desta vez fui atendido um pouco melhor, mas sem nenhuma
solução, seguido da seguinte frase do atendente, “não podemos fazer nada! Seu
pedido esta na transportadora, e o senhor deve recebê-lo dentro de ALGUNS dias”,
mesmo depois de vários argumentos, e até me propor a levar o recibo de pagamento
até uma das lojas da rede para poder pegar os livros pessoalmente, a resposta do
atendente continuou a mesma, “não posso lhe ajudar senhor! Aguarde o seu pedido
chegar dentro de ALGUNS dias!”. Resultado, eu havia comprado os livros para dar
como presentes de Natal, e como fiz a compra no dia 17 de dezembro, e o pedido
demorou mais de duas semanas para chegar, vocês já devem ter imaginado a minha
cara na noite de Natal!
Citei este ocorrido, pois é apenas um dos que vivi na pele, e por incrível que
pareça nos dias atuais, quanto maior as empresas, maior parecem ser os
descumprimentos ao Código de Defesa do Consumidor, unidos à falta de respostas
para os clientes.
Não podemos esquecer nunca! Sejamos um simples vendedor autônomo, um pequeno,
médio ou grande empresário, deve-se sempre estar atento aos benefícios de um
pós-venda bem feito, este acompanhamento do cliente é o fator primordial para a
saúde de sua empresa.
Devemos sempre ter em mente que clientes satisfeitos, bem atendidos e bem
pós-atendidos, voltam à sua empresa, e normalmente acompanhados de novos
clientes.
Atenda, venda e não esqueça nunca! Faça o pós-venda!
Referência:
artigonal.com
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