Alguém fez essa colocação numa cidade de interior onde
eu faria uma palestra naquela noite: ”Por que meu concorrente ao lado vende
mais? Sua loja fica no mesmo quarteirão do meu, trabalha com o mesmo tipo de
produto que eu vendo, seus preços são praticamente iguais, acho até que a minha
loja tem uma aparência melhor... Por que essa loja vende mais que a minha? Eu
não entendo!
Fui ver a tal loja que vende mais... Realmente tudo o que ela tinha relatado era
verdade, esquecendo-se apenas de um detalhe! Naquela loja o atendimento é
espetacular. Notei um brilho diferente nos olhos das pessoas... Um ambiente de
alegria, de entusiasmo, um bom humor explícito no ar, um clima mágico e eu que
acabei entrando só para dar uma olhada... Acabei fazendo uma compra.
Muitos lojistas não percebem que o atendimento de sua loja é apático, frio, com
pessoas aparentemente descompromissadas, sem nenhuma vontade...
Não basta ter um bom ponto comercial, uma loja vistosa, variedade de produtos,
conforto se não houver esse complemento que faz toda a diferença: Atendimento
com amor, isto é, vendedores que atuam por pura paixão e sabem que dinheiro é
apenas conseqüência de um bom trabalho..
Esse é um erro muito comum em vendas... Empresários investem uma fortuna em
aparência, tecnologia, publicidade, ... E deixam para trás o mais importante,
vendedores motivados e treinados que farão toda diferença.
O que é preciso fazer para incendiar suas vendas?
Eis alguns conceitos:
Colocar-se no lugar do cliente: sinta o ambiente, perceba as prateleiras
e gôndolas, as promoções, a limpeza, a fachada, a iluminação, a organização, a
alegria, o humor da equipe, todos os detalhes que ajudam ou atrapalham as
vendas.
Olhar no olho dos atendentes e ver se estão trabalhando com alegria,
vontade e entusiasmo a ponto de contagiar os clientes. Este é um fator decisivo
nas vendas.
Treinar, treinar, treinar... Realize treinamentos que simulem a venda, a
assistência, o pós venda, explicações sobre o produto, sobre a logística,
entrega, etc... Se não for convincente não trabalha enquanto não estiver
preparado.
Criar o seu diferencial: O cliente tem que ser o seu vendedor Nº 1 e
ainda não te cobra nem a comissão. Se o seu cliente é seu fã ou mesmo fã de sua
empresa, o sucesso já está no cofre... Mas para mantê-lo assim, é preciso
oferecer
sempre mais: O cafezinho quentinho, quem sabe um bombom, um desconto especial já
ofertado para a próxima compra,um agrado para as crianças, ...
Custa muito menos manter um cliente atual do que conquistar um novo. Faça o
teste e terá absoluta certeza num curto espaço de tempo esse marketing
boca-a-boca fará a diferença, irá incendiar suas vendas e triplicar o seu
faturamento.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!