Currículo (curriculum) - 10 dicas para fazer uma carta de apresentação
Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele
anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação
junto com o currículo. E agora, o que fazer?
Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir
algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:
1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos
enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial.
Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por
exemplo.
2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para
quem você vai enviar a carta.
3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve
ter sua assinatura no final.
4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção
redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.
5. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele
está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.
6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que
façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.
7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.
8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros
gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem
lógica.
9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou
papel-carta de boa qualidade.
10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito
chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.
De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career
Center, a carta de apresentação é "o espaço que você tem para fazer seu
marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades
que podem fazer a diferença na empresa".
Referência:
idealdicas.com
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